Mogi recebe premiação do Programa “Cidadania no Campo – Município Agro”

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

02 de dezembro de 2022

Mogi das Cruzes ficou em 34º lugar na edição 2022 do Prêmio Cidadania no Campo, que aponta os municípios paulistas com o melhor desempenho no desenvolvimento rural sustentável, de acordo com parâmetros técnicos de boas práticas. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O “Cidadania no Campo – Município Agro” incentiva, por meio de mecanismos técnicos, o desenvolvimento e a implantação de políticas públicas relacionadas ao setor agropecuário. É executado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em parceria com as Prefeituras que participam do Sistema Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável.

“O Programa Cidadania no Campo tem como objetivo estimular as Prefeituras a implementar agendas estratégicas para fortalecer a gestão rural local, melhorar a produtividade e a sustentabilidade do agronegócio”, explica o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida, lembrando que Mogi das Cruzes saltou da 81ª colocação em 2021 para os 50 primeiros colocados neste ano.

O prêmio se baseia em 10 critérios técnicos: Estrutura Institucional; Infraestrutura Rural; Produção, Distribuição e Consumo Sustentável; Defesa Agropecuária; Abastecimento e Segurança Alimentar; Fortalecimento Social do Campo; Solo e Água; Biodiversidade; Resiliência e Adaptação às Mudanças Climáticas e Interação Campo-Cidade.