Secretaria de Agricultura sedia curso sobre cultivo e manejo do lúpulo no dia 8

Secretaria de Agricultura e Abastecimento

30 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realiza na quinta-feira, dia 8 de dezembro, o curso “Cultura do Lúpulo – Manejo, Pragas e Doenças”. O evento será realizado na sede da Secretaria, que fica na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 550, no bairro do Mogilar, e os interessados precisam se inscrever pelo formulário no seguinte link: https://forms.gle/dGR1bTHmGktRqktP9 . 

O encontro começa às 14 horas com uma apresentação do engenheiro, professor e produtor de lúpulo, Flávio Melo Novaes, que irá abordar o tema “Cultivo de lúpulo e perspectivas de crescimento no Brasil. Na sequência, o público presente aprenderá sobre “A importância de mudas com procedência para o desenvolvimento da cultura do lúpulo”, com outro especialista, o administrador de empresas Luiz Ricardo Carvalho, sócio-proprietário da Itapeti – Lúpulos & Hidropônicos.

A capacitação será encerrada com visita a campo coordenada por Flávio Novaes, que é sócio-proprietário do viveiro e fazenda Lúpulo Alto Tietê, proprietário do Laboratório Hops Analysis e diretor da Associação Brasileira dos Produtores de Lúpulo (Aprolupulo).

O conteúdo programático da capacitação abordou a origem e o histórico do lúpulo, sua importância econômica e potencial de mercado; dados sobre o lúpulo no mundo e no Brasil; características climáticas, morfologia, fenologia, principais variedades, adubação e calagem, doenças e pragas, sistemas de condução e pós-colheita. A proposta é ampliar e divulgar o potencial do cultivo em nossa região.