Em parceria com Senac, programa Conduz lança mais dois cursos gratuitos de capacitação

16 de setembro de 2022

O programa Conduz, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), fez nesta sexta-feira (16/09) o lançamento de mais dois cursos gratuitos de capacitação. A cerimônia foi realizada na sede da Fraternidade Santo Agostinho, em Jundiapeba, onde serão realizadas as aulas, a partir do dia 29 deste mês. Os cursos visam a formação de assistentes administrativos e auxiliares de operação logística.

"Conquistamos a parceria do Senac para ofertar mais esses dois cursos, que são importantes para a capacitação de mão de obra e a geração de oportunidades para todos os participantes. O objetivo é seguir profissionalizando o público já atendido pela Assistência, no intuito de que as pessoas superem vulnerabilidades e passem a ter acesso ao trabalho e à renda", pontuou Vera Suzart, coordenadora do programa Conduz.

Ao todo, são 60 alunos, que agora terão a oportunidade de obter novos conhecimentos e aprender novas técnicas, adquirindo qualificação para o mercado de trabalho e/ou para iniciativas de empreendedorismo. Do total de inscritos, 30 farão o curso de assistente administrativo e outros 30 cumprirão os módulos para auxiliar de operações logísticas.

As aulas se estenderão por dois meses. A turma do curso de auxiliar de operações logísticas estudará de segundas a sexta-feira, das 8h às 12h. Já a do curso de assistente administrativo terá aulas de segunda a sexta, das 13h às 17h.

A Prefeitura de Mogi, por meio do programa Conduz, ficou responsável pela disponibilização do espaço e também cuidou da captação dos alunos, mediante inscrições. Já o conteúdo programático, bem como os professores, são de responsabilidade do Senac. A Fraternidade Santo Agostinho, onde acontecerão as aulas, é conveniada da Prefeitura de Mogi das Cruzes e presta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Crianças e Adolescentes com idades entre seis e 17 anos.

Os novos cursos são mais ações do programa Conduz, que já reúne exemplos de sucesso, como os grupos Dons da Rua, Irmãs D´Óca e o Jundiart & Costura, de artesanato, gastronomia e costura, respectivamente. O programa também inicia parcerias para outros grupos nas áreas de construção civil, gastronomia, horta comunitária e artesanato.

O programa Acessuas/ Conduz faz parte da rede socioassistencial de proteção social básica de Mogi das Cruzes e está diretamente vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Também integram a proteção social básica os sete CRAS, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para 18 a 59 anos, Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas Idosas, Cozinha Comunitária, programa Criança Feliz, gestão do CadÚnico e Central de Atendimento.