Cultura realiza Exposição e Noites do Mistério em comemoração ao Bicentenário do Brasil

Secretaria de Cultura

06 de setembro de 2022

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes preparou uma programação especial para a comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. O Museu Mogiano recebe nesta quinta-feira (08/09) a estreia da Exposição Caminhos da Independência - Bicentenário do Brasil, com abertura às 10h. Já na sexta-feira (09/09) o projeto Noites do Mistério realizará uma edição especial do Bicentenário da Independência - Dom Pedro I na Vila de Mogy, com saída da Praça do Carmo às 19h.

A Exposição Caminhos da Independência tem o objetivo de contar a passagem de Dom Pedro I por Mogi das Cruzes a caminho de São Paulo, em 1822.  Serão dispostos quatro painéis com textos históricos, narrando os caminhos percorridos por ele poucos dias antes de proclamar a Independência do Brasil. A exposição ficará disponível para visitação até o final do ano no Museu Mogiano, com entrada gratuita. O Museu Mogiano está localizado na rua José Bonifácio, 516, no Centro de Mogi.

Noites de Mistério: Bicentenário da Independência - Dom Pedro I na Vila de Mogy

Nesta edição especial do projeto Noites de Mistério em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil, os participantes poderão caminhar pelo trajeto percorrido por Dom Pedro I pela antiga Vila de Mogy. A ação visa difundir a história e a cultura popular por meio de visitas monitoradas. A caminhada guiada por um historiador partirá da Praça do Carmo às 19h, e terá uma hora e meia de duração. Ao todo, estão disponívei 50 vagas para o passeio e a idade mínima para participar é de 12 anos. As inscrições online podem ser feitas por aqui.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

Serviço:

Exposição Caminhos da Independência - Bicentenário da Independência do Brasil

Abertura: 08 de setembro, às 10h

Visitação: Terça a sábado, das 9h às 16h

Local: Museu Mogiano (rua José Bonifácio, 516 - Centro)

Noites de Mistério: Bicentenário da Independência - Dom Pedro I na Vila de Mogy

Dia: 9 de setembro

Horário: das 19h às 20h30

Local: Praça do Carmo

Inscrições: Apenas online, neste link.