Inscrições abertas para a 2ª edição do programa Patrimônio em Debate

Secretaria de Cultura

11 de agosto de 2022

A 2ª edição do programa Patrimônio em Debate será realizada a partir da próxima quarta-feira (17/08) e os interessados já podem realizar as inscrições de maneira online. O programa realizará um ciclo de cinco atividades, que terão como tema central de debate o patrimônio cultural de Mogi das Cruzes.

O Departamento de Fomento e Patrimônio Histórico, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes, promoverá uma série de atividades com intuito de pensar, discutir, valorizar e planejar ações em torno das temáticas dos patrimônios materiais, imateriais e paisagísticos do município.

As atividades do programa têm início a partir de 17 de agosto, em celebração ao Dia Nacional do Patrimônio Cultural, e se estendem até o dia 27 deste mês. Entre as atividades programadas, os interessados poderão participar de bate-papos, debates, oficinas e trilhas, além da visitação guiada pelo Roteiro do Patrimônio.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.

Programação completa do Patrimônio em Debate:

Data: 17/08/2022, quarta-feira – 19 anos do COMPHAP – Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Cultural, Artístico e Paisagístico de Mogi das Cruzes

Atividade: Debate

Descrição: Em 2022, o COMPHAP celebra dezenove anos de atuação no município. O “bate-papo” contará com a presença de conselheiros para apresentarem a história do Conselho, a sua importância na defesa dos patrimônios históricos, culturais, artísticos e paisagísticos da cidade, além da prestação de um panorama das ações desenvolvidas atualmente.

Participação: mediante inscrição, disponível aqui. (40 vagas)

Data: 18/08/2022, quinta-feira – Locais de Memória: Monumentos Históricos em Debate

Atividade: Debate

Palestrantes: O arquiteto Ciro Pirondi, historiador Mário Sérgio, professor e historiador Diogo Dionizio e a historiadora e Secretária de Cultura, Kelen Chacon.

Descrição: Diante de inúmeras revoltas e intervenções ao redor do mundo, contrárias a presença de monumentos históricos de personalidades que remetem a um passado hostil, o debate visa abordar criticamente as questões de permanência ou não desses patrimônios, de modo a refletir sobre a importância da informação, da desmistificação na construção de heróis e apagamento de outros agentes sociais, bem como a necessidade da contextualização das épocas em vista do conhecimento histórico.

Participação: mediante inscrição, disponível aqui. (40 vagas)

Data: 19/08/2022, sexta-feira – Noite de Mistérios – Edição Especial Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti

Local: Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti

Horário: 19h00 (saída as 18h00 do Casarão do Carmo - Para quem irá de ônibus)

Atividade: Roteiro Histórico e Cultural

Descrição: O Projeto noturno da Secretaria de Cultura é um roteiro cultural e histórico que resgata as memórias, curiosidades e lendas da cidade. Nessa edição especial, os participantes poderão conhecer o Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, no bairro do Santo Ângelo, o antigo Asylo e Colônia Santo Ângelo, construído em 1928 para abrigar os pacientes portadores da hanseníase.

Participação: mediante inscrição, disponível aqui. (Ônibus: 25 vagas – Carro: 10 vagas, até 4 pessoas por veículo)

Data: 20/08/2022, sábado – Ilha Maraba: Histórico e Trilha monitorada

Local: Ilha Maraba

Atividade: Debate e Trilha

Descrição: Presença da equipe das Secretarias de Verde e Meio Ambiente e Secretaria de Cultura e Turismo para abordar o histórico do local, a nova estrutura implementada, as atividades em andamento. Em seguida, uma trilha monitorada pela ilha ecológica.

Participação: mediante inscrição, disponível aqui. (60 vagas)

Data: 27/08/2022, sábado – Oficina de Memória

Atividade: Oficina cultural

Convidado: João Pedro, museólogo da USP

Descrição: Oficina de Memória que aborda o fazer museológico e a compreensão da memória para além desses espaços e vivências.

Participação: mediante inscrição, disponível aqui. (40 vagas)