Sinalização da Rota Imperial é entregue em comemoração ao Bicentenário da Independência

Secretaria de Cultura

08 de setembro de 2022

As placas que sinalizam a Rota Imperial foram entregues pela Prefeitura de Mogi das Cruzes na última quarta-feira (07/09), em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. O antigo trajeto que ligava São Paulo ao Rio de Janeiro nos tempos do Império Brasileiro é a nova rota turística da região.

A Rota Imperial é um resgate histórico para Mogi das Cruzes. O trajeto tem início em Sabaúna e segue até o distrito de Jundiapeba. No total, são cerca de 27 km do original percurso histórico, sinalizado por placas com setas indicando o caminho por onde passavam tropeiros e diversos outros povos, entre personalidades históricas.

"A rota sinaliza um importante mapa histórico e afetivo para a constituição da identidade brasileira, rememorando um marco que ainda precisa ser melhor compreendido, apropriado e vivenciado pela totalidade da população brasileira. Especialmente, por aquela parcela da sociedade que desde o processo de independência não foi contemplada, tais como os negros, que com a abolição tardia, pouco puderam usufruir da independência política do país", afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Kelen Chacon.

Foram necessários alguns desvios na rota original, por conta de questões como vias que hoje em dia têm mão contrária da original e locais que passam por propriedades privadas.

Em 23 de agosto de 1822, Dom Pedro I passou com sua comitiva pela então "Vila de Mogy das Cruzes" e pernoitou na cidade. Na manhã do dia seguinte, seguiu viagem pela Rota rumo a São Paulo. Dias depois, em 7 de setembro, declarou a Independência do Brasil às margens do Rio Ipiranga.

O projeto foi realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Mogi das Cruzes e foi apresentado junto ao Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). A Rota Imperial despertou interesse em outras cidades da região, como Guararema, Suzano, Poá e Itaquaquecetuba.

Por meio deste projeto, Mogi das Cruzes passa a integrar a Agenda Bonifácio, criada pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A Agenda Bonifácio é uma plataforma virtual que concentra todas as atividades culturais que marcam o Bicentenário da Independência do Brasil. A plataforma online reúne ações desenvolvidas tanto no território nacional quanto em Portugal.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6900, pelo e-mail culturamogi@mogidascruzes.sp.gov.br, pelo site da Secretaria Municipal de Cultura ou presencialmente na sede da pasta, que fica na rua José Bonifácio, 516, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.