Beneficiados pelo programa Bolsa Trabalho recebem certificação e orientações do Sebrae

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

06 de maio de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou uma ação especial para a entrega dos certificados dos bolsistas da segunda turma do programa Bolsa Trabalho. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação promoveu uma roda de conversa em parceria com o Sebrae para falar sobre empreendedorismo e empregabilidade.

O evento ocorreu nesta quinta-feira (5), na Escola de Empreendedorismo e Inovação, e teve a certificação das participantes e orientação sobre o programa Mogi Conecta Emprego.

As participantes do programa atuaram em diversos setores da Prefeitura, como unidades de saúde, unidades do CRAS, conselho tutelar, Mercado Municipal, entre outros. Elas também fizeram cursos de capacitação e receberam bolsa-auxílio de R$ 540,00 por mês.

A vice-prefeita, Priscila Yamagami, compareceu e agradeceu os serviços prestados pelas bolsistas durante os cinco meses de programa. “Estas atividades são importantes para enriquecer o currículo das participantes, assim como as capacitações adquiridas; o mercado de trabalho precisa de pessoas com o olhar amplo, habilidades diversificadas e dedicação ao que faz. Parabéns a todas as participantes, que agora contam com os recursos do Mogi Conecta para irem ainda mais adiante," disse Priscila.

Juntamente com a vice-prefeita, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes, e a gestora do Mogi Conecta, Lilian Wuo, fizeram a entrega do certificado de participação. “O poder público tem a missão de fomentar a empregabilidade e conectar as oportunidades às pessoas. Para muitos, o primeiro passo é o mais difícil e estamos aqui para dar esta força. Com a capacitação e a experiência adquirida, as concluintes já estão um passo à frente para a geração de renda, seja junto a uma empresa ou até mesmo de forma autônoma”, explicou Menezes.

O Bolsa Trabalho é uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com os municípios, que tem objetivo de gerar renda, qualificação e empregabilidade para as pessoas em situação vulnerável.  O Mogi Conecta vai apoiar as bolsistas que desejarem acessar o mercado de trabalho e também quem preferir investir no empreendedorismo.

Além do curso proporcionado pelo programa via Univesp, a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação recebeu a doação de cursos onlines que serão disponibilizados para as bolsistas se capacitarem e construírem suas carreiras.

Beneficiados

A atuação no programa Bolsa Trabalho foi destacada pelas participantes que estiveram presentes. A vivência profissional já abriu portas para a Elisângela Moreira. “Já nem lembro a última vez que tive registro em carteira. Trabalhava em casa, com serviços de beleza, mas a pandemia complicou tudo. Pelo programa eu atuei no posto de saúde do meu bairro e gostei muito. Isso me incentivou a entrar no curso de enfermagem, área que pretendo seguir”, disse Elisângela.

O Bolsa Trabalho faz parte do programa Bolsa do Povo do governo do estado. Foram convocadas 24 bolsistas da lista de espera do edital 1/2021, para ocupar as vagas remanescentes da convocação que ocorreu em setembro daquele ano.

O programa Mogi Conecta Emprego pode ser acessado pelo site mogiconecta.mogidascruzes.sp.gov.br e possui três unidades de atendimento presencial, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. Atualmente, são cerca de 610 vagas de emprego cadastradas na iniciativa.