Caged mostra crescimento de 71% na criação de vagas de emprego no primeiro trimestre

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

02 de maio de 2022

Mogi das Cruzes fechou o primeiro trimestre com saldo positivo de 2.505 vagas, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho. O número é 71% maior que o mesmo período do ano passado, quando o saldo foi de 1.465 postos. O índice comprova a retomada econômica do município.

No primeiro trimestre deste ano, o saldo positivo foi puxado pelo Setor de Serviços, com 2.035 novas vagas, pela Construção Civil, com 522 novas vagas, e pela Indústria, com 133 postos. O atual estoque de empregos do município é de 103.163 postos de trabalho.

Os números de março apontam saldo de 995 novas vagas criadas, com 5.478 admissões e 4.483 desligamentos. No mês, o Setor de Serviços também foi o destaque, com 635 postos de trabalho criados, seguido pela Construção Civil, com 303, e pelo Comércio, com 50 vagas.

“Os resultados na geração de empregos em Mogi das Cruzes mostram o bom momento econômico que está sendo vivido pela cidade, com a retomada do crescimento. É um ciclo econômico saudável e sustentável, que melhora a economia, traz mais oportunidades e qualidade de vida para a população”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Ele explica que o ciclo econômico também é favorecido pelo avanço da situação sanitária do país. À medida que a pandemia diminui, a confiança do investidor aumenta, as empresas aceleram sua produção, o mercado se aquece e o consumo aumenta.

“O trabalho também é reforçado pela estrutura oferecida pelo município, que favorece investimentos, e pelas ações desenvolvidas pela Prefeitura, tanto para a empregabilidade e o acesso da população a oportunidades, quanto para a capacitação profissional, voltada às demandas do mercado de trabalho”, destaca Bastianelli.

Entre os destaques das ações desenvolvidas pela Prefeitura para fomentar a geração de novas oportunidades e facilitar o acesso dos mogianos às vagas do mercado de trabalho estão a criação do programa Mogi Conecta, com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba. As estruturas reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros, como as unidades do programa Sebrae Aqui, que ficam no Terminal Central e do CIC. O serviço voltado à empregabilidade também pode ser acessado pela internet, neste site.

A capacitação dos trabalhadores também é destaque no trabalho desenvolvido pelo município, em conjunto com o Governo do Estado, entidades e a iniciativa privada. A Prefeitura também retomou as atividades da Comissão Municipal do Emprego, formada por representantes do poder público, dos empregados e dos empregadores. O grupo tem como objetivo discutir ações e políticas públicas para incentivar a empregabilidade e a geração de novas vagas no mercado de trabalho de Mogi das Cruzes.