Cursos de capacitação na construção civil exclusivo para mulheres têm inscrições abertas

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

16 de março de 2022

Uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o programa Via Rápida, do Governo do Estado, oferecerá três cursos de capacitação gratuitos voltados à construção civil e exclusivos para mulheres. A iniciativa tem como objetivo reforçar que a mulher pode trabalhar onde ela quiser, inclusive em profissões tradicionalmente masculinas, e faz parte das ações em comemoração ao Mês da Mulher em Mogi das Cruzes. As inscrições podem ser feitas pelo site cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 27 de março.

Para fazer a inscrição, as interessadas deverão acessar o site  cursosviarapida.sp.gov.br e selecionar a cidade de Mogi das Cruzes. Serão disponibilizados cursos de encanadora e instaladora predial, de pequenos reparos em construção e de pintora predial. Os cursos terão 100 horas/aula cada um e  as participantes também terão direito a bolsa-auxílio no valor de R$ 210,00, paga pelo Governo do Estado.

“O setor da Construção Civil está aquecido com a retomada da economia após a pandemia e é destaque em contratações em Mogi das Cruzes. Estes cursos valorizam a participação feminina no mercado de trabalho e abrem uma possibilidade importante para a ampliação da presença de mulheres nestas profissões, que tradicionalmente empregam mais homens”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Além do mercado de trabalho formal, esta é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar por conta. A formalização como microempreendedora individual, por exemplo, permite que a profissional preste serviços para pessoas físicas e jurídicas e tem outros benefícios, como a contribuição previdenciária.

As ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação para o Mês da Mulher continuam até o final de março. Na próxima semana, serão disponibilizados vídeos e lives reforçando a importância da presença feminina em diversas áreas como indústria, tecnologia, proprietárias do próprio negócio e a construção civil.

Além disso, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações para valorizar a participação das mulheres no mercado de trabalho. No mês passado, 58 mulheres concluíram a 1ª fase do programa Bolsa Trabalho, em parceria com o Governo do Estado. Elas foram certificadas e tiveram os currículos cadastrados no programa Mogi Conecta Emprego.

Já neste mês, outras 100 mulheres foram selecionadas na primeira chamada da 2ª fase do programa Bolsa Trabalho. Neste programa, as participantes prestam serviços em departamentos públicos municipais e estaduais, durante cinco meses. Neste período, elas receberão bolsa-auxílio no valor de R$ 540 por mês. Elas também participarão de cursos de capacitação profissional, da mesma forma que ocorreu com as integrantes da 1ª fase.

Mais informações sobre as ações voltadas à empregabilidade para as mulheres em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 4699-1900, do programa Mogi Conecta Emprego. A iniciativa conta com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, que reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros.