Mogi das Cruzes é destaque na geração de empregos no Alto Tietê

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

22 de março de 2022

Mogi das Cruzes foi a principal cidade na geração de empregos no mês de janeiro no Alto Tietê, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na última semana pelo Ministério do Trabalho. No primeiro mês do ano, o município teve saldo positivo de 532 empregos, o melhor resultado entre as dez cidades da região.

O destaque nos dados de janeiro foi o Setor de Serviços, com saldo de 362 vagas. Também tiveram bons desempenhos a Construção Civil, com 188 vagas, e a Indústria, com 148 vagas.

Os números de janeiro reforçam o bom momento de recuperação econômica de Mogi das Cruzes e o trabalho desenvolvido pela Prefeitura para estimular o desenvolvimento e a geração de empregos para a população. O município já havia fechado o ano passado com saldo positivo de 4.661 novas vagas de emprego, o que foi também o melhor número da região.

“A empregabilidade em Mogi das Cruzes vem apresentando resultados bastante positivos, o que mostra o momento de recuperação econômica da cidade com a evolução da situação sanitária da pandemia e as ações desenvolvidas pela Prefeitura para estimular esta retomada, para a capacitação da mão de obra e para facilitar o acesso das pessoas às opoertunidades”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli.

Na soma das dez cidades do Alto Tietê, o resultado do Caged no primeiro mês do ano foi positivo em 1.085 vagas.

Ações

A Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo uma série de ações voltadas à geração e manutenção de vagas. O trabalho inclui iniciativas voltadas à  capacitação e encaminhamento dos trabalhadores e o incentivo ao empreendedorismo na cidade.

O programa Mogi Conecta, criado no ano passado conta com três unidades, localizadas nos Terminais Central e Estudantes e no CIC de Jundiapeba, que reúnem serviços disponibilizados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação e por parceiros. As estruturas do Terminal Central e do CIC também receberam unidades do programa Sebrae Aqui.

Ainda em Jundiapeba, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação realizou em fevereiro a primeira edição do Conselho Participativo de Desenvolvimento no bairro. A iniciativa aproxima os empreendedores e o poder público, discutindo ações para melhoria do ambiente econômico, incentivo ao empreendedorismo e apoio aos comerciantes.

A capacitação dos trabalhadores também é destaque no trabalho desenvolvido pelo município, em conjunto com o Governo do Estado, entidades e a iniciativa privada. Até o dia 27, por exemplo, estão abertas inscrições para três cursos de capacitação gratuitos voltados à construção civil e exclusivos para mulheres, em uma parceria com o programa Via Rápida, do Governo do Estado. As inscrições podem ser feitas pelo site cursosviarapida.sp.gov.br, selecionando a cidade de Mogi das Cruzes.

A Prefeitura também retomou as atividades da Comissão Municipal do Emprego, formada por representantes do poder público, dos empregados e dos empregadores. O grupo tem como objetivo discutir ações e políticas públicas para incentivar a empregabilidade e a geração de novas vagas no mercado de trabalho de Mogi das Cruzes.