Mogi Tech é destaque em evento do Tribunal de Contas e do Sebrae sobre compras públicas
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação




Mogi das Cruzes foi destaque no evento Compras Públicas no Contexto do Marco Legal da Inovação, promovido nesta segunda-feira (25/04) pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Sebrae-SP. O Mogi Tech, o Programa de Incubação do Polo Digital voltado a startups com projetos voltados a GovTechs, foi apresentado como modelo de atuação municipal de sucesso na área.
Iniciado no ano passado, o Mogi Tech é a primeira iniciativa no país de incentivo a startups voltadas exclusivamente para buscar soluções para os desafios da gestão de políticas públicas realizada por um município. O projeto foi apresentado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, em uma palestra que teve a participação da consultora de Compras Públicas do Sebrae-SP Camila Patricio e do Analista do Sebrae-SP Claudio Januário Leopoldo.
“Tudo o que vem acontecendo em Mogi das Cruzes nasce da comunidade. Os empreendedores de startups, representados pelo Alto Tietê Valley, os entusiastas da inovação, das instituições de ensino e do Poder Público”, afirmou Bastianelli.
O secretário lembrou o histórico do trabalho e das discussões para a criação do Sistema Municipal de Inovação, que culminou na criação do Polo Digital, do Conselho Municipal de Inovação e Tecnologia (CMIT) e do Fundo Municipal de Inovação. Em 2021, a Prefeitura lançou o edital do Programa de Incubação voltado exclusivamente a startups que apresentassem soluções para as necessidades do Poder Público.
“Pensamos em como, com o incentivo do Poder Público, o Polo Digital poderia gerar ainda mais retorno para a cidade, com soluções para questões enfrentadas pelo Poder Público. No final do dia, com este trabalho, estamos levando melhoria para o serviço público e para a população”, disse Bastianelli.
Na primeira edição do Mogi Tech, 28 startups se inscreveram e 10 foram selecionadas para participar do processo de incubação. Destas nove finalizaram o programa, com iniciativas nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura, Empregabilidade, Meio Ambiente e Zeladoria. Em março deste ano, uma das startups, a Educaton, que atua na capacitação de professores para o mundo digital, foi contratada pela administração municipal.
Neste ano, o Mogi Tech já está com a sua segunda edição em andamento, com a participação de 12 startups, sendo nove novas iniciativas e outras três que já participaram da última edição e foram validadas para voltar ao programa. As startups estão participando de diagnósticos, mentorias, capacitações, workshops e rodadas de negócios com conteúdo de diversos atores do ecossistema de inovação do Alto Tietê, entre eles Sebrae e Alto Tietê Valley.
Durante o programa, as startups tiveram benefícios de utilização da estrutura do Polo Digital. Com isso, a estimativa é de um apoio financeiro indireto da administração municipal de cerca de R$ 300 mil.
O secretário destacou ainda que Mogi das Cruzes continua avançando na inovação. “Os nossos próximos passos são trabalhar para sedimentar a contratação das startups, evoluir o arcabouço legal e inaugurar um hub para inovação e tecnologia, que ficará na estrutura do atual prédio 2 da Prefeitura, no Centro”, disse.
O evento
O evento Compras Públicas no Contexto do Marco Legal da Inovação, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Sebrae-SP, teve como objetivo de orientar sobre aquisições públicas de soluções inovadoras. A ação foi direcionado a gestores públicos, acadêmicos da área de inovação, integrantes de startups e pessoas interessadas na aplicação do Novo Marco Legal da Inovação.
Pela manhã, foi realizada a abertura, com as participações do vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sidney Beraldo, do diretor de Administração e Finanças do Sebrae-SP, Guilherme Campos, e da gerente de Políticas Públicas e Relações Institucionais do Sebrae-SP, Beatriz Gusmão. Na sequência, o professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo Fernando Dias Menezes e o Procurador do Estado de São Paulo e Coordenador do Núcleo Temático de Propriedade Intelectual e Inovação da PGE/SP, Rafael Carvalho de Fassio, apresentaram o painel Aspectos Jurídicos da Inovação no Brasil.
Já no período da tarde, o Mogi Tech foi destaque, com o painel Compras Públicas e o Marco Legal da Inovação: apresentação do case de Mogi das Cruzes. Os debates foram moderados pelo assessor-técnico do TCE Rafael Hamze Issa.

Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica segue atuando em cinco bairros do município

Operação Cata-Tranqueira atua em distritos e bairros afastados de Mogi das Cruzes neste sábado

Mogi das Cruzes promove visitação guiada com acessibilidade pelo programa Noites de Mistério

Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugura MogiFácil Biritiba Ussu, nesta sexta-feira (08/12)

Restam só 2 semanas para negociar dívidas com benefícios do PPM/Refis; atendimento presencial vai até 21/12