Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza a formatura da terceira edição do Empodera Juventudes

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

O Empodera Juventudes já formou mais de 500 jovens de 20 bairros da cidade.

07 de fevereiro de 2024

Mais de 170 jovens de diferentes bairros da cidade participaram na noite da última sexta (02/02) da formatura da 3ª edição do Empodera Juventudes, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Inovação. O evento lotou o auditório do Cemforpe, que recebeu também familiares, empresários da cidade, representantes de instituições de ensino e autoridades.

O Empodera Juventudes já formou mais de 500 jovens de 20 bairros da cidade. “O Empodera tem uma grande importância para nossa cidade. Quando a gente fala da Mogi do desenvolvimento, da Mogi do futuro, temos que, inevitavelmente, falar dos nossos jovens. É essa próxima geração que vai nos liderar e fazer a diferença na sociedade civil”, disse o prefeito Caio Cunha, que deixou uma mensagem para os formandos.

O curso fortalece o projeto de vida dos jovens, preparando-os para o mercado de trabalho e o futuro. Nesta edição foram atendidos os bairros de Biritiba-Ussu, Cocuera, Jardim Camila, Pindorama, Sabauna, Centro, Braz Cubas, Cézar de Souza, Vila Brasileira e Jundiapeba. Em quatro meses de curso, os jovens tiveram atividade sobre Formação Cidadã, Agenda 2030 e Competências Sócio Emocionais, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida.

Para Claudemir de Menezes, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Social, o Empodera Juventudes deu um importante passo em aproximar os jovens das empresas. “Recebemos ao longo do curso a visita de profissionais de referência do mercado, resultado de uma grande conexão que a Administração Municipal tem feito com as empresas da cidade. Essa parceria, inclusive, resultou na contratação de alguns alunos”, disse.

Um dos profissionais que esteve com os jovens de Pindorama foi Daniel Caramori, gerente de Relações Institucionais da GM. “O curso tem um impacto bastante positivo. Vocês estão na frente de muitos candidatos. É um programa muito completo. Aproveitem as oportunidades”. O evento também contou com a presença de Eduardo Taukahara, presidente nacional da NGK/Niterra, Júnior Selarin, coordenador de Responsabilidade Social da SIMPAR e Marcos Odashima, proprietário da Oishii, além de José Francisco Caseiro, Diretor Titular do CIESP Alto Tietê.

Aluna do Empodera Juventudes, Taís Borges dos Santos, conseguiu seu primeiro emprego. Micaela Borges dos Santos, irmã da estudante, destacou a importância do projeto. “Fez muita diferença para ela. Ela começou a socializar mais, entender coisas da vida que ela não estava acostumada fora da escola. Ela concluiu um ciclo e depois conseguiu uma contratação, ficamos felizes por ela.

A participação de alunos em grandes eventos como a 4ª Conferência Estadual de Juventudes foi um dos diferenciais desta edição. “Além da formação, estamos conseguindo conectar os jovens às oportunidades. Nossos jovens também estão desenvolvendo sua participação na sociedade, representando a cidade em eventos importantes como a Conferência da Juventude”, disse o coordenador do CRESCER, Itânio Mariano.

A cerimônia contou a apresentação da escola Regina Ballet e a presença de Eliana Incau, supervisora de Ensino da Diretoria Regional de Ensino, Maria de Fátima Araújo , diretora da ETEC Presidente Vargas,  José Roberto de Oliveira Júnior, representante do SENAI Nami Jafet, vereadora Malu Fernandes e diretoras das escolas estaduais onde aconteceram o curso.