Projeto oferecerá capacitação e empregabilidade para pessoas em vulnerabilidade

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

12 de julho de 2022

Uma parceria entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a empresa Suzano e o Sebrae-SP lançou nesta terça-feira (12/07) o Projeto Semente, voltado à capacitação técnica e empregabilidade para famílias em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia de lançamento da iniciativa foi realizada no CIC de Jundiapeba.

O projeto espera atender cerca de 2 mil pessoas com mais de 18 anos, renda per capita familiar de até R$ 500,00 e que já tenham alguma atividade autônoma ou estejam buscando recolocação no mercado de trabalho. Os participantes receberão capacitações técnicas de gestão e mentorias, além de ações voltadas ao acesso ao mercado de trabalho e empreendedorismo.

O trabalho será realizado em municípios do Alto Tietê e do Vale do Paraíba. Em Mogi das Cruzes, a ação tem parceria da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

“A união de esforços entre a iniciativa privada e o poder público é fundamental para a melhoria da vida das pessoas. A parceria para o Projeto Semente trará capacitação e oportunidade para moradores que estão em dificuldades, podendo abrir novos horizontes e contribuir para a geração de renda dos moradores”, destacou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Claudemir Menezes.

“A primeira etapa do trabalho já está em andamento, com o diagnóstico para identificação do perfil das pessoas que podem ser atendidas. Com isso, até o final do mês de julho ocorrerá a seleção das pessoas que participarão do projeto”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes.

O Projeto Semente tem duas vertentes principais. A primeira é a orientação para que o participante possa montar seu próprio negócio, com preparação por meio de capacitação técnica, contando com os cursos do Senai e Senac, e de gestão, com aplicação do Sebrae, além de oportunidades de venda presencial e online para seus produtos e serviços.

A segunda vertente é auxiliar a encontrar o emprego, com preparação por meio de capacitação comportamental, também aplicado pelo Sebrae, além de parcerias com balcões de empregos para aumentar as chances de contratação e retorno ao mercado de trabalho.

Durante o evento de lançamento do projeto, foi  promovida uma turma de curso de modelagem para moradores da região de Jundiapeba que estão sendo capacitados para participar de uma cooperativa de confecção local.