Abertura da II Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes reuniu 500 alunos

Secretaria de Educação

O evento contou com representantes das 37 escolas, que irão participar da competição de abril até outubro deste ano

25 de março de 2024

Cerca de 500 alunos participaram na tarde deste sábado (23/03) da abertura da segunda edição da Olimpíada e Paralimpíada “Pequenos Esportistas na Rede Municipal”, promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação no Ginásio Municipal Prof. Hugo Ramos. O evento contou com representantes das 37 escolas, que irão participar da competição de abril até outubro.

Neste período, cerca de 4,2 mil alunos disputarão 9 modalidades esportivas (queimada, xadrez, Futsal, atletismo, esportes de demonstração, basquete, lutas; além de duas modalidades exclusivas para alunos com deficiência). “O esporte ensina sempre! Essa combinação entre educação e esporte leva as crianças longe. A gente nunca perde: ou a gente ganha ou a gente aprende”, disse a vice-prefeita Priscila Yamagami.

A secretária de Educação, Marilu Beranger, participou da abertura, acompanhada pela adjunta da Pasta, Mariane Prestes. “É uma grande alegria participar desta segunda edição da Olimpíada e Paralimpíada. Todas as escolas estão de parabéns pela participação no ano passado e temos certeza, que será mais um grande evento nesse ano. Agradecemos a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e queremos desejar aos nossos jovens atletas uma excelente competição”.

A aluna Manoela Reicher Silva Milfont, da EM Prof. Adolfo Martini, fez o juramento do atleta em nome dos pequenos esportistas. O fogo olímpico foi levado por professores de Educação Física com grandes histórias na rede municipal de ensino. Anderson Marcelo Ligramante, que desde 2009 leciona no Cempre Dra Ruth Cardoso, começou o trajeto da tocha. O professor iniciou um projeto de futsal que garantiu grandes possibilidades para muitos alunos, além de ganhar visibilidade dentro e fora de Mogi das Cruzes.

A segunda professora foi Luciana Cazarini Lima de Marchi. Com 34 anos de Magistério, ela atuou na rede entre 2010 e 2022. Em 2021, o projeto “Brincadeiras e Movimentos em casa: O brincar e aprender em período de aulas remotas”, realizado em parceria com as professoras e equipe escolar da EM Dr. Milton Cruz, ficou entre os dez melhores na edição nacional do “Prêmio Conectando Saberes”/ Fundação Lemann.

A primeira professora de Educação Física da rede municipal de Mogi das Cruzes, Débora Cibele Fernandes levou a tocha até a pira olímpica. Conhecida como Dedé, ela chegou na rede em 1987 e se aposentou em 2013. Lecionou por 25 anos de atuação na Escola Municipal de Educação Especial - EMESP Professora Jovita Franco Arouche.

A abertura teve a apresentação da Banda Escolar Profª Cecília de Souza Lima Vianna , integrante do projeto “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Secretaria de Educação e gerido pela Sinfônica Mogi e da equipe de Ginástica Rítmica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, que teve como representante Felipe Marques. Os vereadores Eduardo Ota, membro da Comissão de Educação, e Marcos Furlan também prestigiaram o evento.