Educação Infantil mogiana e Mogi, Cidade Leitora são destaques em Colóquio Internacional de Educação

Secretaria de Educação

Três projetos mogianos estão sendo apresentados até esta sexta no XXXI Colóquio Afirse Portugal, realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

08 de fevereiro de 2024

O trabalho pedagógico realizado para a Educação Infantil e o projeto Mogi, Cidade Leitora, desenvolvidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, estão sendo apresentados no XXXI Colóquio Afirse Portugal, realizado de 7 a 9 de fevereiro no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. A participação da educação mogiana começou na quarta-feira (07/02) com uma apresentação sobre abordadas as Orientações Didáticas para Educação Infantil para crianças de 3 a 6 anos.

A programação terá mais duas apresentações. Nesta quinta-feira (08/02) será a vez das Orientações Didáticas para Educação Infantil para crianças de 0 a 3 anos. As orientações foram apresentadas pelas técnicas pedagógicas de Educação Infantil, Ana Clara Faria, Lilian Gadini, Andrea Garcia e Aniele Armelin. Encerrando a programação, na sexta-feira (09/02), será apresentado, pelas educadoras Elisabete Jacques Urizzi Garcia e Andrea Souza, o projeto Mogi, Cidade Leitora, que incentiva a prática de leitura nas escolas e em todo o município.

Mogi das Cruzes tem sido referências nas ações para crianças de 0 a 6 anos com o projeto Mogi, Cidade da Criança – Primeira Infância, política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância. “É uma grande alegria ver o trabalho desenvolvido pelo nosso Departamento Pedagógico se destacar em um evento internacional como esse. Mogi tem sido referência para outros municípios não só com as políticas educacionais, mas com o trabalho intersetorial que tem sido feito pelos pequenos mogianos”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.

As Orientações Didáticas (ODs) foram elaboradas a partir de 2021 e são documentos norteadores das ações pedagógicas da rede municipal de ensino com foco na recuperação, recomposição e ampliação das aprendizagens. Para a Educação Infantil, as orientações fomentam a educação integral para crianças de 0 a 6 anos, sendo dividida para o público de 0 a 3 anos (creche) e de 3 a 6 anos (pré-escola). São impactas cerca de 20 mil crianças com este trabalho.

Além das crianças, as orientações também contribuem para a formação de profissionais da rede muncipal de ensino. Na faixa de 0 a 3 anos, são atendidos cerca de 1,5 mil auxiliares de educação infantil e para o público de 3 a 6, a formação atende aproximadamente 800 professores. As orientações são desenvolvidas de acordo com os campos de experiências e os seis direitos de aprendizagem, preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Municipal de Mogi das Cruzes.

“A apresentação desta quarta sobre nossas Orientações Didáticas ofuscou as demais, tanto pela proficiência das meninas quanto pelo interesse do público, especialmente da professora doutora que mediou as falas”, contou Elisabete. A professora se interessou em conhecer mais o trabalho, que considerou de excelência e se dispôs a contribuir academicamente com a Secretaria de Educação.

O Projeto Mogi, Cidade Leitora, que teve início em 2023, utiliza as práticas de leitura como estratégia para melhorar as aprendizagens. O objetivo é incentivar a leitura nas escolas e em todo o município. As escolas receberam um novo acervo de livro, o que não acontecia há 10 anos. Foram entregues mais de 150 mil livros. A iniciativa também promove a formação de agentes de leitura e promove encontros para além das escolas.

O evento organizado pela seção Portugal da Afirse (Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education) reuné educadores de Portugal, França, Congo, Espanha e Brasil. O tema desta edição é “Aprendizagem, diversidade e equidade: a investigação em Educação”. O evento visa promover o debate e a divulgação do conhecimento científico, produzido na investigação em Educação, sobre a aprendizagem na sua relação com a diversidade e a equidade.