Formação faz parte dos preparativos para o retorno das atividades dos projetos de educação musical em Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

As atividades do Pequenos Músicos e do Pra Ver a Banda Passar serão retomadas a partir da próxima segunda-feira (19/02)

16 de fevereiro de 2024

Monitores e coordenadores do projeto Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola participaram nesta quinta e sexta-feira (15 e 16/02) de uma formação sobre canto coral. Os encontros fazem parte dos preparativos para o retorno das atividades dos projetos de educação musical, promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação a partir da próxima segunda-feira (19/02).

O Pequenos Músicos é gerido pela Sinfônica Mogi (Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes), que realizou a formação em parceria com a Secretaria de Educação e o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. As aulas foram ministradas pela professora Silmara Drezza, regente e coordenadora pedagógica da área coral do Instituto Bacarelli de São Paulo.

Atualmente, o projeto atende 20 escolas municipais em diferentes bairros da cidade e o núcleo referência Ciarte. São oferecidas aulas de musicalização no período regular de aula e ensino de instrumentos de sopros e percussão no contraturno.  A iniciativa também atua na formação musical por meio de bandas escolares com a metodologia de ensino coletivo de música.

Na cidade, são 12 bandas escolares e oito escolas com o ensino de musicalização e coral Canarinhos do Itapety, além da Banda Infanto-Juvenil de Mogi das Cruzes com alunos mais avançados do projeto na faixa etária de 12 a 17 anos e a Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, formada pelos monitores e coordenadores do projeto.

Também serão retomadas, a partir de segunda-feira (19/02), as atividades do projeto Pra Ver a Banda Passar, promovido pela Secretaria de Educação com gestão da AFABAMC (Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes) e apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes. Atualmente, são atendidas 26 escolas, sendo 11 escolas estaduais e 15 escolas municipais.