Formação reúne cerca de 1,7 mil professores da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

O encontro, organizado pela Secretaria de Educação por meio do Departamento Pedagógico, faz parte do início das ações formativas de 2024 e teve como tema Alfabetização.

15 de fevereiro de 2024

Cerca de 1,7 mil professores de escolas municipais e creches subvencionadas de Mogi das Cruzes participaram nesta quinta-feira (15/02) da formação presencial organizada pela Secretaria de Educação por meio do Departamento Pedagógico. O encontro faz parte do início das ações formativas de 2024 e teve como tema Alfabetização. Os educadores foram divididos em dois grupos no Auditório do Cemforpe.

“Esta é a primeira formação presencial com todos os professores depois da pandemia. Nosso agradecimento a todos que se desdobraram para atender nossos alunos neste período tão difícil. Vamos criar cada vez mais um canal de diálogo franco com vocês para fazermos uma construção coletiva da educação”, disse o prefeito Caio Cunha. A rede municipal de ensino atende mais de 47 mil alunos em 209 unidades escolares.

A formação “Alfabetização – direito e responsabilidade de todos” foi ministrada pela  Profª. Mª. Giulianny Russo Marinho. A palestrante é Mestra em Escrita e Alfabetização, formadora e autora de artigos e capítulos de livros na área de Educação. Integra a equipe pedagógica da Comunidade Educativa – CEDAC e compõe a diretoria da Red Latinoamericana de Alfabetizacion.

O encontro trouxe novos olhares para o trabalho em sala de aula. “Achei a palestra bem interessante. Eu não tinha esse olhar sobre a alfabetização, de que é um processo que começa no primeiro momento da vida da criança e através do contato com a escrita como objeto social, ela vai se aprimorando cada vez mais. Com certeza, isso vai refletir positivamente na minha prática em sala de aula”, contou a professora Rebeca Leite, que leciona no 4º ano da EM Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal.

O combate à dengue também esteve na pauta da formação. As escolas receberam informativos para o desenvolvimento de atividades com alunos, familiares e a equipe escolar. Este foi o segundo encontro formativo deste ano. Na quarta-feira (15/02), todos os profissionais da rede municipal participaram de uma palestra sobre organização dos tempos e espaços nas escolas.

A secretária de Educação, Marilu Beranger, e a adjunta da Pasta, Mariane Prestes acompanharam os encontros. “Nosso intuito é que possamos desfrutar de um ano letivo com muito mais momentos de alegria e de reconhecimento de um bom trabalho prestado as nossas crianças e nossos adolescentes e alunos da EJA. Estamos aqui para trabalhar para vocês, que a gente possa ter um ano bastante produtivo juntos”, disse Mariane.

Alunos do grupo BaiLaporte, da EM Dr. Benedito Laporte Vieira da Motta, em Jundiapeba e do projeto Arte do Balé, da EM Profª Heliana Mafra Machado de Castro, Vila Cléo, se apresentaram na formação.