Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE) de Mogi das Cruzes está avaliando alunos nas creches

Secretaria de Educação

As visitas começaram no dia 19 de fevereiro e estão sendo atendidas creches em diferentes bairros da cidade

08 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), começou a terceira etapa inloco das avaliações do Programa de Indicadores de Saúde na Escola (PISE). Até esta sexta-feira (08/03), alunos de 15 creches municipais e subvencionadas da cidade foram avaliados. A equipe de Nutrição do departamento está pesando e medindo os alunos desde o berçário, verificando a condição nutricional dos pequenos mogianos

O programa é desenvolvido desde 2021 e tem como objetivo identificar casos de sobrepeso e baixo peso por meio do IMC (Índice de Massa Corpórea), além de verificar os hábitos alimentares dos alunos. “O PISE é um diferencial para nossos alunos, um trabalho importante com foco na saúde das crianças e que nos traz informações para basear as ações que podemos fazer para continuar promovendo uma alimentação saudável”, disse Marilu Beranger, secretária de Educação de Mogi das Cruzes.

A nutricionista responsável pelo DAE, Bruna Mariana Braga, destaca a importância da avaliação das crianças na Primeira Infância. “A creche é o começo de tudo e nos indica como será o futuro da alimentação das nossas crianças. A avaliação também permite que a gente possa, já na Primeira Infância, bloquear problemas futuros relacionados à alimentação e promover ações de conscientização”.

As visitas começaram no dia 19 de fevereiro. Uma das primeiras creches a receber o PISE neste ano foi a Creche Fraternidade, no Centro. “Acho que esse programa é muito importante para gente observar e acompanhar o desenvolvimento e o crescimento, principalmente nessa fase da primeira infância. As crianças curtiram muito participar”, disse a diretora pedagógica, Ana Cristina Porto Marins. A unidade atende 87 alunos do berçário ao Infantil II.

Nesta semana, foram avaliados os alunos do CEIM Sebastião da Silva, no Jardim Layr, na segunda-feira (04/03) e na terça-feira (05/03), os pequenos do CEIM Sra Thereza Geraldi de Almeida, em Jundiapeba. Na quarta-feira (06/03), a equipe esteve na Creche Sueli Pereira do Santos, em Sabaúna. Os alunos do CEIM Dr. Luiz Carlos Bacci (Creche Nossa Sra do Carmo III), em Jundiapeba, receberão o PISE na quinta-feira  (07/03) e encerrando a semana, o programa estará no CEIM Dr. Argeu Batalha, no Botujuru na sexta-feira (08/03).