Saúde e Educação iniciam palestras contra a dengue em escolas municipais de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

Atividade faz parte das ações que a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem feito para a prevenção da doença.

07 de março de 2024

Alunos da EM Narcisa das Dores Pinto, no Jardim Aracy, foram os primeiros a participar na manhã desta quinta-feira (07/03) de uma palestra contra a dengue, parceria entre as secretarias municipais de Educação e Saúde. A atividade faz parte das ações que a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem feito para a prevenção da doença.  Além das informações, a escola também recebeu a visita do Dengoso, personagem da campanha contra a dengue.

Técnicos do Núcleo de Prevenção e Controle de Arboviroses conversaram com os estudantes sobre o mosquito Aedes Aegypti, como evitar os criadouros e os sintomas da doença. “Esse trabalho de combate a dengue dentro das escolas é muito importante porque os próximos agentes de vetores, de controle de endemias serão as crianças de hoje. Nada melhor que conscientizá-los agora para que eles cresçam tendo essa prática”, disse a agente de controle de endemias, Cristina Oliveira, que estava acompanhada pelo veterinário Jefferson Leite.

Após a palestra, a chegada do Dengoso, animou a turma de 34 alunos do 1º ao 5º ano da escola, que colocou o mosquito para correr. “No começo fiquei com medo”, contou Sofia Mendes da Silva Maciel, de 5 anos. “A gente fez atividades e lição na sala sobre a dengue”, disse a menina. Guilherme Henrique Rodrigues Gonçalves, 9 anos, gostou da visita dos técnicos. “Achei muito bom. A gente não pode deixar água parada e tem que usar repelente”, disse.

“Essa ação é importantíssima e ainda mais diante da quantidade de casos que estamos acompanhando. As crianças estão desenvolvendo atividades desde a semana passada de conscientização, como a caça ao mosquito na escola”, explicou a diretora da unidade escolar, Erika Rodrigues Silva Matos. Para a gestora, o objetivo é de que as informações cheguem às famílias. “É uma ação que precisa ser trabalhada não só no âmbito da escola, mas cada um na sua rua e na sua casa”, completou.