Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresenta ações do 3º quadrimestre de 2023 na Câmara Municipal

Durante a audiência cada departamento da Pasta destacou suas principais ações

29 de fevereiro de 2024

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou nesta quarta-feira (28/02) as ações do terceiro quadrimestre de 2023 na Câmara Municipal. A rede municipal de ensino atendeu  mais de 47,8 mil alunos em 212 unidades escolares. Foram investidos 25,17% do índice constitucional, o que corresponde a R$ 322.147.091,40. Durante a audiência cada departamento da Pasta destacou suas principais ações.

Marilu Beranger, secretária de Educação, destacou a importância da audiência. "É muito importante termos essa oportunidade de apresentar as ações da Secretaria para os nossos servidores, pais e munícipes em geral. É um grande trabalho para entregarmos uma educação de qualidade para todos os nossos alunos", disse. A Secretaria encerrou 2023 com 3.484 servidores, sendo 1.560 do quadro do Magistério, 1.871 do quadro de apoio e técnico e 33 estagiários. A secretária adjunta, Mariane Prestes, também participou da audiência.

O Departamento de Educação Especial e Inclusiva atendeu 488 alunos no terceiro quadrimestre e foram convocados 84 novos alunos pela equipe multidisciplinar, que faz parte da Divisão de Orientação e Promoção Multidisciplinar . O setor conta ainda com a equipe de Orientação e Mediação Escolar, a Divisão de Apoio à Inclusão Escolar, responsável pelos profissionais de apoio e a Divisão de Apoio ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) com 17 unidades polo.

Os resultados das avaliações da aprendizagem dos alunos foram positivos. A sondagem final de 2023, avaliou 25.208 crianças do 1 ao 5 ano do ensino fundamental. A maior parte dos alunos encontra-se alfabetizado, sendo que no 5 ano, foi registrado 94.62%.. Também foi apresentada a evolução dos alunos na E_Aprendi. "As crianças avançaram, construindo saberes nas habilidades de Língua Portuguesa e Matemática", disse a diretora do Departamento Pedagógico, Tatiane Pereira.

Ainda pelo setor, foram apresentados os projetos de educação musical e as realizações de 2023; as iniciativas desenvolvidas que terão continuidade neste ano, como o Mogi, Cidade Leitora e as Olimpíadas e Paralimpíadas e as formações com professores, gestores, ADIs (Auxiliares de Desenvolvimento Infantil) e coordenadores do programa Escola de Tempo Integral.

Em 2023, foram realizados 4.934 atendimentos pela Divisão de Manutenção Escolar do Departamento de Gestão de Operações. O tempo médio de atendimento é de dois dias e de três horas para emergências. O projeto Renova Escola realizou 825 intervenções e 13 escolas tiveram a pintura revitalizada. No terceiro quadrimestre foram atendidos 5.255 alunos e feitas 10.560 viagens por dia. Dez obras estão em andamento.

Na Alimentação Escolar, o destaque foi a evolução do investimento em agricultura familiar. "Este investimento potencializa a agricultura familiar da região, incentiva o cooperativismo e proporciona alimentos cada vez mais naturais para nossos alunos", disse o diretor do Departamento de Alimentação Escolar, Caio Lage. Em 2021, foram investidos 46,60%, índice já superior ao mínimo de 30% exigido pela legislação. Em 2023, o investimento foi de R$ 68,90%. Também foram apresentados os números de abastecimentos e projetos de Educação Alimentar Nutricional (EAN).

Na audiência, o trabalho desenvolvido pelo Departamento de Subvenção foi destacado. O setor tem feito um acompanhamento bem próximo junto às entidades mantenedoras das creches subvencionadas. São diferentes frentes de trabalho: orientações mensais relacionadas ao financeiro, entre outras frentes, como a demanda, entrega de mobiliários e acompanhamento pedagógico.Os profissionais também realizam visitas técnicas nas unidades.

A tecnologia educacional tem avançado ao levar internet via fibra de alta velocidade, que já atendeu 189 escolas municipais e creches subvencionadas. O projeto está em fase de conclusão. Trinta e uma escolas já contam com cobertura de internet wi-fi em toda área útil escolar. Foram entregues 11..516 chromebooks ao longo do ano passado.

A audiência foi presidida pela vereadora Inês Paz, presidente da Comissão de Educação e contou com a participação dos membros da Comissão, Malu Fernandes e Eduardo Ota. Também estiveram presentes os vereadores Edson Santos, Milton Lins, Clodoaldo de Moraes e Mauro Yokoyama.