Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realiza formações nesta quarta e quinta-feira

Secretaria de Educação

Os encontros fazem parte da Organização Pedagógica e Administrativa (OPA) das mais de 200 escolas e creches da rede municipal de ensino

14 de fevereiro de 2024

A Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes programou momentos formativos para a Organização Pedagógica e Administrativa (OPA) das mais de 200 escolas e creches da rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (14/02), todos os profissionais participaram de uma palestra sobre a organização dos tempos e espaços nas escolas e na quinta-feira (15/02), os professores terão um encontro sobre alfabetização no Auditório do Cemforpe.

A importância dos encontros formativos foi destacada pela secretária de Educação, Marilu Beranger. “Este é um momento importante de formação. Nosso primeiro encontro do ano com todos os profissionais para aprimorar saberes, trocar experiências e nos atualizarmos”, disse. A adjunta da Pasta, Mariane Prestes, também acompanhou a abertura da formação.

Os encontros são organizados pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Pasta. “A proposta do encontro desta quarta-feira foi promover uma reflexão sobre como cada profissional pode contribuir para a construção de um ambiente acolhedor e propício para o desenvolvimento integral das crianças”, disse a diretora do Deped, Tatiane Pereira..

A palestra “Como a organização dos tempos, espaços e materiais podem colaborar para a construção de relações mais respeitosas na escola das infâncias” foi ministrada pela Profª. Drª. Kelly Szabo. A palestrante é doutora e Mestra em Educação, além de pesquisadora, formadora e coordenadora de projetos pela Em Pauta Assessoria e Estudos Pedagógicos.

Nesta quinta-feira (15/02), os professores irão participar de uma palestra no Auditório do Cemforpe com o tema “Alfabetização – direito e responsabilidade de todos” com a Profª. Mª. Giulianny Russo Marinho. A palestrante é Mestra em Escrita e Alfabetização, formadora e autora de artigos e capítulos de livros na área de Educação. Integra a equipe pedagógica da Comunidade Educativa – CEDAC e compõe a diretoria da Red Latinoamericana de Alfabetizacion.

Os profissionais da equipe escolar seguem com as reuniões de OPA nas escolas. Os profissionais das cozinhas também irão participar da segunda capacitação do ano com o tema boas práticas, realizada pelo Departamento de Alimentação Escolar (DAE).