Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes realiza pesquisa sobre hábitos alimentares de alunos até dia 28

Secretaria de Educação

O objetivo é ouvir pais, responsáveis, professores, diretores, profissionais da cozinha e estudantes para a construção do projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) 2024

22 de fevereiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), está realizando uma pesquisa sobre os hábitos alimentares dos alunos na escola e em casa. O objetivo é ouvir pais, responsáveis, professores, diretores, profissionais da cozinha e estudantes para a construção do projeto de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) 2024. Os formulários foram enviados para as escolas e pelo aplicativo Educa+Mogi. O prazo é até o dia 28, às 12 horas.

As perguntas são sobre as refeições da família, se a criança tem seletividade alimentar, o que ela gosta de comer na escola, entre outras informações. “É um levantamento importante para identificarmos as necessidades dos nossos alunos e direcionarmos os projetos. A alimentação das escolas está cada vez mais natural e saudável. No ano passado, chegamos a um investimento de 69% na agricultura familiar”, disse a secretária de Educação, Marilu Beranger.

A pesquisa faz parte do PISE - Programa de Indicadores de Saúde na Escola, que pesa e mede os pequenos, fazendo uma triagem de seu estado nutricional. O programa, realizado pelo DAE, começou com uma pesquisa pelo aplicativo em 2021, onde foram registradas 2.777 respostas e nos anos de 2022  e 2023 avaliou presencialmente mais de 20 mil estudantes. Também foram oferecidas palestras nas escolas. Neste ano, o departamento conta com uma equipe de estagiárias de Nutrição, além da técnicas de Nutrição para o desenvolvimento do programa.

Formulário – Pais e responsáveis
https://docs.google.com/forms/d/19yT_OmWtAG1UD7tAYCQwyjhjMyd14UJyL0yFrH1YOWA/edit?ts=65c633cb

Formulário - Alunos
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfGwQsIWaiX3zmeO7WkGzOMp18bjE0ab5YRuS02KWU0h5tGtA/viewform?usp=sf_link

Desde 2021, o departamento desenvolve ações de Educação Alimentar e Nutricional para os mais de 47 mil alunos da rede municipal de ensino. “O trabalho do DAE vai além da oferta de uma alimentação de qualidade nas escolas. Elaboramos o PISE e outras ações de educação nutricional para que esses bons hábitos não fiquem só no ambiente escolar, mas chegue até a casa dos alunos”, disse o diretor do DAE, Caio Lage.

A nutricionista responsável pelo DAE, Bruna Mariana Braga, destaca a importância de todos responderem a pesquisa. “São diferentes olhares sobre a alimentação dos nossos alunos, o que vai nos ajudar a estruturar as ações de EAN para este ano. Temos projetos em andamento e a partir dos dados, vamos direcionar as atividades para atender as necessidades apontadas na pesquisa”, observou.

O DAE desenvolve projetos os Jogos da Alimentação Saudável e também realizou o "Horta: Território de Sabores", em parceria com o Departamento Pedagógico. Em setembro do ano passado, Mogi das Cruzes foi um dos cinco municípios brasileiros no encontro sobre boas práticas em EAN, promovido pelo do Programa de Cooperação Internacional Brasil-Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Panamá.