Novo Data Center vai modernizar e agilizar serviços da Prefeitura de Mogi das Cruzes

Secretaria de Gestão Pública

30 de agosto de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes recebeu, nesta quarta-feira (30/08), um novo Data Center, que é a estrutura física onde ficam instalados computadores e demais equipamentos de armazenamento de dados, tecnologia da informação e redes, utilizados nos procedimentos e operações dos diversos órgãos públicos municipais. A estrutura vai modernizar e agilizar o trabalho interno e a prestação de serviços aos cidadãos.

Além de processamento mais rápido, a nova estrutura tem diferenciais como controles de incêndio, temperatura e umidade. Possui classificação Tier (que em inglês significa “camada”) nível III, o que representa um alto padrão de atividade e desempenho operacional.

“Quando o assunto é tecnologia e inovação, Mogi das Cruzes vem se destacando nos últimos anos, e a Prefeitura tem papel importante neste avanço, ampliando as possibilidades e fomentando o desenvolvimento. Com o trabalho que realizamos aqui na gestão, não seria diferente, e investir na infraestrutura tecnológica é fundamental para trazer mais eficiência e agilidade para os serviços prestados à população e nos inserir cada vez mais no conceito de cidades inteligentes”, avalia o prefeito Caio Cunha.

“Esta entrega é extremamente importante para elevar a nossa cidade ao patamar das cidades inteligentes, a tornando referência mundial em inovação e tecnologia”, explica o engenheiro Shauy Youssef, responsável pela Coordenadoria de Modernização da Tecnologia da Informação (CMTI).

Ele explica que o novo Data Center é uma estrutura moderna que garante segurança, agilidade, baixa latência (tempo de resposta mais rápido) e mais desempenho. “Isso nos permitirá ter um ambiente de cloud híbrida que é um ambiente de computação em nuvem que usa uma combinação de serviços locais, nuvem privada e serviços de nuvem pública de terceiros”, detalha Youssef.

O coordenador ressalta ainda que a melhoria dos serviços ao cidadão, por meio da transformação digital, é uma das prioridades elencadas no plano da atual gestão.

A aquisição do Data Center permitirá maior qualidade e confiabilidade das informações coletadas pela Prefeitura, além de promover ganho de escala no armazenamento, possibilitando melhor prestação dos serviços públicos como um todo.

“Este Data Center suprirá as necessidades de toda a Prefeitura, proporcionando alta disponibilidade e hospedando soluções em infraestrutura de tecnologia em larga escala. Este é o alicerce de uma cidade inteligente que combinará rede 5G, Internet das Coisas (IoT), Edge Computing (computação de borda) e sustentabilidade”, completa Youssef.

Todas estas melhorias, ressalta o coordenador, são cuidadosamente planejadas e implantadas, pensando em otimizar a vida dos munícipes e também dos servidores públicos – dando a eles condições de prestar um melhor serviço aos mogianos.

A estrutura entrará em fase de testes e, nos próximos dias, haverá um período de transição antes da plena operação com os novos equipamentos. “Os processos de transição estão sendo minuciosamente pensados para gerarem o menor impacto possível em nossas rotinas, como intervenções e modificações ao longo das madrugadas e fins de semana”, assegura Youssef.