Prefeitura de Mogi das Cruzes tem ações e programação alusivas ao Setembro Amarelo

Secretaria de Gestão Pública

11 de setembro de 2023

Setembro é o mês em que ocorre uma mobilização em todo o país em torno da discussão da prevenção do suicídio, pela campanha denominada Setembro Amarelo. E a Prefeitura de Mogi das Cruzes faz parte desse movimento, com ações permanentes e também pontuais alusivas ao tema, investindo diretamente na saúde mental e emocional dos servidores. A preocupação é latente, principalmente diante dos reflexos negativos do período pandêmico.

Por meio da Secretaria Municipal de Gestão Pública, o prefeito Caio Cunha implantou, em 2021, a Coordenadoria de Gestão de Pessoas, responsável pelo gerenciamento do Programa Escuta em Ação, que promove uma escuta solidária por meio de conversas com as mais diversas equipes e setores da Administração Municipal.

Os resultados desses encontros servem como pauta do plano de ação de curto prazo, incluindo os encaminhamentos de servidores para o Programa Livre, outra iniciativa que prioriza e valoriza a saúde mental dos servidores.

O Programa Livre oferece atendimento psicossocial gratuito para os servidores municipais, assim como palestras e encontros sobre temas importantes para promover o bem-estar dos colaboradores e o pleno desenvolvimento das atividades do cotidiano. “Sabemos que a saúde mental e emocional é fundamental para uma vida equilibrada, por isso queremos cuidar de quem cuida da nossa cidade, oferecendo apoio e tratamento sempre que houver necessidade”, explica o secretário municipal de Gestão Pública, Jony Rodrigues.

Neste ano, o novo contrato do plano de saúde dos servidores municipais, firmado após finalização do processo licitatório, ampliou a disponibilidade de psicólogos aos servidores, passando de dois para sete profissionais - o que representa um acréscimo de 250%. Os psicólogos promovem atendimentos descentralizados, ou seja, em diferentes prédios da Administração Municipal para facilitar o acesso dos usuários, refletindo positivamente no número de atendimentos, que é de cerca de 130 atendimentos mensais.

Os Programas Escuta e Ação e o Programa Livre surgiram como resposta aos apontamentos e resultados da pesquisa de clima organizacional que a atual gestão realizou ainda em 2021, com o apoio da consultoria GPTW (Great Place To Work). O estudo possibilitou ouvir os servidores para que eles pudessem se manifestar sobre suas necessidades e anseios, de modo que a Administração pudesse tomar ações direcionadas e responsivas para atender as reais necessidades dos servidores.

Setembro Amarelo

O dia 10 deste mês é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o Setembro Amarelo é a maior campanha antiestigma do mundo. Em 2023, o lema é “Se precisar, peça ajuda!”, que será abordado no próximo dia 13 de setembro, durante o I Fórum Municipal da RAPS -  Prevenção ao Suicídio: Ações de Vigilância e Cuidado em Rede.

O evento é direcionado para qualquer trabalhador, público ou privado, e será realizado na Escola de Empreendedorismo e Inovação, que fica na rua Senador Dantas, 326, no Centro. Os interessados devem realizar a inscrições pelo link:

No dia 20 de setembro, o Programa Livre também oferecerá palestras e orientações para os servidores. A primeira atividade será realizada no dia 20 de setembro, no Auditório do prédio-sede do Executivo e terá como foco um debate sobre a prevenção ao suicídio.