Prefeitura inicia ciclo de reuniões do programa Mogi Meu Lar com inscritos no Cadastro de Habitação

Secretaria de Habitação Social e Regularização Fundiária

As próximas reuniões acontecem já nesta quarta e sexta, às 18h30 e o ciclo se estenderá até meados do ano

06 de fevereiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, promoveu, na noite desta segunda-feira (05/01), a primeira reunião com inscritos no Cadastro Municipal de Habitação, para as primeiras orientações com relação aos programas habitacionais existentes no município, faixas de renda e também as próximas etapas do processo. 

O prefeito Caio Cunha participou do encontro e destacou todo o empenho da atual gestão para valorizar da Habitação, desde a elevação da Coordenadoria à Secretaria, até todas as atrativas para retomar no município a produção de moradias populares, visando sanar o déficit habitacional. Conforme expectativas, já está confirmado para este ano o início das obras de 324 unidades pela faixa 1 e de 400 pela faixa 2. Em médio e longo prazo, serão ao todo 13 mil unidades erguidas na cidade.

“Agradeço a toda a equipe da Habitação, que vem trabalhando de domingo a domingo para que a gente possa entregar dignidade às pessoas que mais precisam na nossa cidade. Muitos me perguntam porque só agora estamos conseguindo chegar nesta etapa e a resposta é porque é um trabalho árduo e que requer muita responsabilidade. Escolhemos fazer desta maneira, recebendo e dialogando com todos os inscritos no cadastro, porque queremos dar total transparência a esse trabalho”,  destacou o prefeito, Caio Cunha. 

O prefeito lembrou dos trabalhos de regularização fundiária, outro pilar do programa Mogi Meu Lar e falou ainda sobre os benefícios que serão concedidos aos próximos contemplados pelo programa Minha Casa Minha Vida, por força da lei municipal 8.037, de 28 de dezembro de 2023, que garante isenção de de ITBI e IPTU aos beneficiários pelo resto da vida. Além disso, a lei impôs valores máximos e abaixo da média de mercado a serem cobrados pelas unidades habitacionais.

Um dos temas focais abordados durante  a reunião foi a possibilidade de migrar as pessoas que seriam da faixa 1 para a chamada Faixa 1,5 mogiano (faixa 2). A medida é pertinente, uma vez que há a previsão de construção de 12 mil unidades do faixa 2 na cidade - número bem superior à previsão na faixa 1 - e se torna possível justamente por força da lei municipal, que concede um subsídio também municipal, em complemento ao federal e estadual. 

Os presentes também foram estimulados a agendarem uma análise com agentes da Caixa Econômica Federal - que estavam presentes na reunião - para que sigam no processo de seleção, com avaliação de atendimento de critérios do programa.  

“Este é um sonho para a gente também enquanto mandato, pois sabemos da importância da casa própria dentro da constituição da família e queremos dar essa segurança e essa dignidade a cada um de vocês Agradeço à Habitação, à parceria da Caixa Econômica Federal, aos construtores e espero que este seja o início de uma nova fase e de uma linda jornada para todas as famílias que estão aqui”, destacou a vice-prefeita, Priscila Yamagami, que também participou da reunião. 

O secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, Carlos Lothar, falou sobre a escolha do formato das reuniões - foi definido que elas seriam realizadas no Cemforpe para dar conforto às famílias - e conduziu toda a apresentação, sempre destacando da possibilidade de migrar as famílias para a Faixa 1,5, enfatizando que as parcelas mensais ficarão equiparadas com o que muitos pagam atualmente de aluguel por mês, por exemplo e ainda com a vantagem de que eles terão acesso a uma unidade habitacional mais estruturada e confortável. 

Próximas reuniões 

As reuniões continuarão acontecendo até o final de junho ou início de julho, sempre às segundas, quartas e sextas, agora em novo horário - a partir das 18h30, no Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe). Os inscritos estão sendo convocados via Whatsapp, pelo número 99855-2949, devem confirmar presença no próprio aplicativo e informar se levarão acompanhante - é permitido um por pessoa. 

Quem confirmar receberá um QR Code, que deve ser apresentado na entrada no Cemforpe, na data e horário de sua reunião. A participação dos inscritos é imprescindível para que eles sigam no processo de seleção. Além do número oficial de onde estão partindo as convocações, os números de contato da Secretaria também estão no corpo de mensagem e podem ser acionados, no caso de dúvidas. São eles: 4798-6714 e Whatsapp 99855-2949. 

Vale reforçar que todos os inscritos serão chamados, portanto quem não receber a convocação neste primeiro momento, deve aguardar. A orientação é para que todos, neste ínterim, façam a atualização de seus cadastros, em especial os números de telefone, para que não haja dificuldade de contato.

A reunião também contou com a presença de outros secretários municipais, além dos vereadores José Luiz Furtado, Pedro Komura e Maria Luiza Fernandes.