Entrega de trabalhos do Concurso de Mobilidade e Educação pode ser feita até 20 de abril

Secretaria de Mobilidade Urbana

06 de abril de 2023

Alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Mogi das Cruzes podem participar do 3º Concurso de Mobilidade e Educação, promovido pelas Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana e Educação da Prefeitura. O tema deste ano será “Caminho para o futuro” e as escolas podem encaminhar os trabalhos selecionados até o dia 20 de abril.

Os alunos apresentarão trabalhos com o tema segurança no trânsito, integrando conceitos relacionados à mobilidade, educação, transporte, meio ambiente, sustentabilidade, segurança, acessibilidade, inclusão social e cidadania. Podem participar estudantes de Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As escolas farão uma primeira seleção e os três melhores trabalhos de cada categoria deverão ser encaminhados à Secretaria Municipal de Educação até o dia 20 de abril. Os trabalhos serão diferentes para as subcategorias, que são divididas de acordo com a idade dos participantes e os anos que eles estão cursando. A análise final será feita por uma comissão formada por representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, da Secretaria Municipal de Educação e do Detran.

Para a Educação Infantil e para a Educação Especial, será feito trabalho com colagem em papel tamanho A4, apresentando situações de como gostaria que fosse o ambiente em torno da sua escola. Para os estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º anos) será desenho, utilizando diferentes técnicas de colagem também em papel formato A4 sobre como a mobilidade seria melhor para chegar a sua escola.

Já os alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) farão a produção de um podcast de no máximo 2 minutos que aborde a importância do uso da mobilidade ativa para benefício do meio ambiente. Quem estiver cursando Ensino Médio e as séries respectivas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) poderá fazer um vídeo informativo de no máximo 2 minutos sobre atitudes que possam favorecer a mobilidade harmônica no trânsito.

Os melhores trabalhos apresentados em cada subcategoria serão premiados. Do 1º ao 3º lugar na subcategoria Educação Infantil e Educação Especial, os estudantes receberão um jogo de tabuleiro. Já na subcategoria 1º ao 5º anos, o primeiro colocado ganhará uma bicicleta, o segundo receberá um patinete e para o terceiro serão patins.

Na subcategoria 6º ao 9º anos os três primeiros colocados receberão um notebook (1º colocado), um tablet (2º colocado) e um kindle (3º colocado). Por fim, na subcategoria Ensino Médio/EJA, os prêmios serão bolsas de estudo no curso de administração fornecidas por escola técnica da cidade, sendo 100% para o primeiro colocado, 75% para o segundo e 50% para o terceiro.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.