Moradores da Vila Dignidade recebem orientações sobre segurança no trânsito para idosos

Secretaria de Mobilidade Urbana

Ação contou com uma palestra sobre comportamento seguro para os idosos , além de uma dinâmica de identificação de placas de trânsito e orientações do Corpo de Bombeiros

08 de abril de 2024

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana realizou uma ação especial sobre segurança no trânsito para idosos, na Vila Dignidade. A ação foi desenvolvida pela equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária, em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A ação contou com uma palestra sobre comportamento seguro para os idosos moradores da Vila Dignidade, além de uma dinâmica de identificação de placas de trânsito. Já os representantes do Corpo de Bombeiros falaram sobre ações preventivas para evitar acidentes.

“Os idosos formam uma parcela da população vulnerável à ocorrência de acidentes e que possuem limitações físicas e peculiaridades comportamentais. Por isso, é importante o atendimento especial para este público, com informações, orientações e dicas para que possam circular com mais segurança pelas ruas e avenidas da cidade”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.

Durante a ação, os idosos receberam dicas práticas sobre cuidados que devem ser adotados nas ruas e avenidas, com atravessar nas faixas para pedestres, não atravessar próximo a esquinas, nem em diagonal nas vias. A importância de ver o movimento e ser visto pelos condutores de veículos quando forem cruzar as vias nas faixas também foi destacado. Os perigos e cuidados necessários para circular nas calçadas utilizando o celular e após a ingestão de bebidas também foram abordados com os participantes.

Já na utilização do transporte coletivo, os idosos foram alertados sobre a preferência de assentos existente nos coletivos, bem como comportamentos cotidianos, como não andar com muitas sacolas, já que isso dificulta o apoio no interior de ônibus ou trem.

A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária também realizou uma dinâmica de identificação das placas de sinalização de trânsito com os idosos.

Já o Corpo de Bombeiros explicou sobre comportamentos que podem ser adotados nas residências, como os cuidados ao mexer com fogões e para prevenir quedas. A utilização correta dos números de emergências, quando for necessário, também foi abordada. Outra informação dica importante passada aos idosos foi a importância de sempre sair de casa com um cartão com informações básicas que podem facilitar o atendimento em casos de urgência médica.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana está programando uma nova ação volta aos idosos para o mês que vem, durante a realização do Maio Amarelo.
Mais informações sobre as ações realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana para educação para o trânsito e para a segurança viária em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.

Vila Dignidade

Inaugurada em 2015, a Vila Dignidade é um condomínio formado por 22 residências voltadas a pessoas idosas de baixa renda, porém independentes. Trata-se de um serviço de acolhimento na modalidade república, que busca ofertar dignidade e qualidade de vida para pessoas da terceira idade que não possuem imóvel próprio e tiveram os vínculos familiares fragilizados ou rompidos.

Além da oferta da moradia, o serviço conta com acompanhamento social dos idosos residentes, com o objetivo de facilitar o acesso à rede de políticas públicas, reconstruir os vínculos familiares e comunitários, preservar as condições de autonomia e independência e estimular o alcance da autossustentação.

Cada casa da Vila Dignidade possui 44 metros quadrados de área construída, sala conjugada à cozinha, dormitório, banheiro, área de serviço e espaço externo nos fundos para construção de jardim ou horta. Todas são equipadas com recursos de acessibilidade. Além das residências, a vila conta com jardim, horta e salão de festas.