Nova rua Tito Muffato é entregue e liberada para o trânsito no Mogilar

Secretaria de Mobilidade Urbana

Nova via liga a avenida Yoshiteu Onishi à avenida Cívica e foi construída por uma empresa do setor atacadista, como mitigação de investimentos realizados na região

19 de fevereiro de 2024

A região do Mogilar, em Mogi das Cruzes, ganhou na tarde desta segunda-feira (19/02) mais uma importante via para dar mais fluidez ao trânsito e melhorar a mobilidade urbana. A rua Tito Muffato, que leva o nome do fundador do Grupo Muffato, foi entregue como mitigação de investimentos realizados na região. O trânsito de veículos já foi liberado.

A rua liga a avenida Yoshiteu Onishi à avenida Cívica e operará em conjunto com o novo retorno implantado na avenida Yoshiteu Onishi. O investimento da empresa do setor atacadista no local,  foi de cerca de R$ 1,8 milhão. Ao lado da diretora do grupo, Reni Muffato, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, destacou a importância da parceria entre o Poder Público e a iniciativa privada.

“O trabalho conjunto é um exemplo de como trazer benefícios para a população, com a economia de recursos públicos. Nesta obra não foi utilizado recurso público, é importante destacar isso porque, além da melhoria da mobilidade urbana, a implantação do atacadista movimenta a economia da cidade, gera empregos, é mais uma opção para a circulação de pessoas, o escoamento de mercadorias e o transporte coletivo”, afirmou o prefeito Caio Cunha.

O novo conjunto viário beneficia os motoristas que estão na avenida Yoshiteru Onishi sentido rotatória-Fatec e querem acessar a outra pista, em direção à rotatória da praça Kazuo Kimura e aos condomínios localizados Masuzo Naniwa, ou acessar a rua Tito Muffato em direção à avenida Cívica.

Ele também melhorará a circulação para os motoristas que vêm de bairros como a Vila Nova Mogilar e Rodeio e pretendem acessar o Mogilar, a avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes ou a região central, já que podem utilizar a rua Antenor Leite da Cunha, avenida Yoshiteru Onishi e o retorno para seguir em direção à rotatória da praça Kazuo Kimura.

A cerimônia também contou com a presença da diretora do Grupo Muffato, Reni Muffato, viúva do fundador da empresa que dá nome à rua. Em dezembro, o grupo inaugurou uma unidade no local.

“Meu falecido marido, Tito Muffato, tinha uma grande preocupação em melhorar a qualidade de vida das comunidades onde trabalhamos. Estamos muito felizes em manter viva sua memória e seu espírito empreendedor, gerando empregos para Mogi das Cruzes, oferecendo serviços e contribuindo também com a infraestrutura da cidade”, afirmou Reni Muffato.

A região da Vila Nova Mogilar e do Mogilar reúne importantes corredores viários, que dão acesso a serviços públicos importantes e à Via Perimetral. Também é utilizado para o transporte de cargas e escoamento de mercadorias entre os corredores das rodovias Mogi-Salesópolis e Mogi-Dutra.

Para atender a demanda viária e melhorar a mobilidade urbana da região, a Prefeitura de Mogi das Cruzes vem desenvolvendo obras importantes, como a construção do novo sistema viário no encontro da avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes com as ruas Carlos Barattino e Manuel de Oliveira, ao lado do Mercado do Produtor. O trabalho também foi desenvolvido pela iniciativa privada, como mitigação a investimentos.

Outra intervenção que trouxe benefícios para a fluidez do trânsito foi a substituição da antiga rotatória no encontro entre a Via Perimetral e a avenida José Meloni por um cruzamento semaforizado. Este trabalho foi desenvolvido pelas equipes da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

O evento contou com a presença do chefe de gabinete e secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Gabriel Bastianelli, do secretário de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza e do vereador Marcos Furlan.