Novo aplicativo para recarga do Cartão Pronto! é apresentado e 23 novos ônibus são entregues

Secretaria de Mobilidade Urbana

12 de março de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou nesta terça-feira (12/03) um novo serviço para os passageiros do sistema municipal de transporte coletivo, o aplicativo RecargaPay. A partir de agora, é possível realizar a recarga do Cartão Pronto! diretamente pelo aplicativo, de qualquer lugar e sem precisar se deslocar até uma das unidades da empresa Mogi Passes. Durante o evento, realizado na avenida Cívica, também foram entregues 23 novos ônibus pela empresa CS Brasil, para renovação da frota que serve a população.

Com o funcionamento do aplicativo, os passageiros poderão fazer a recarga do Cartão Pronto! por seus telefones celulares, em qualquer horário e em qualquer lugar, sem precisar pegar filas. O pagamento pode ser feito por PIX, cartões de débito ou de crédito. Os créditos podem ser validados online nos validadores dos ônibus em até 30 minutos depois da compra da recarga.

“A gente defende uma cidade inteligente, que é pensar no conforto e na facilidade para o cidadão. É usar a tecnologia para a qualidade de vida da população. A utilização do aplicativo é um avanço porque as pessoas não precisarão mais se deslocar, nem pegar filas para fazer a recarga”, destacou o prefeito Caio Cunha, que participou da apresentação do serviço e dos novos ônibus ao lado da vice-prefeita Priscila Yamagami.

Para ter acesso ao serviço, os passageiros devem fazer o download gratuito do aplicativo RecargaPay nas plataformas Android ou iOS e realizar o cadastro. Na sequência, deve ser selecionada a opção “Recarga de Transporte” na página inicial. Ali, o usuário encontra a opção Pronto! e adiciona o número do seu cartão para fazer as recargas.

A disponibilização do sistema para recarga online do Cartão Pronto! é mais um investimento para a modernização e para a melhoria do atendimento do sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes. A contratação da empresa responsável pelo aplicativo foi feita pelas concessionárias do sistema, como uma das contrapartidas previstas no Plano de Modicidade Tarifária, que garantiu a manutenção do valor da tarifa até o final deste ano. Os ônibus também tiveram seus validadores – equipamentos que fazem a leitura dos cartões – trocados para possibilitar a modernização do sistema.

“O início de funcionamento do aplicativo é um avanço e traz mais modernidade para o sistema de transporte coletivo. Mas, é importante lembrar que as unidades da Mogi Passes continuarão funcionando para o atendimento aos passageiros, inclusive para quem tiver dificuldade de acesso à internet”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, João Marcos Souza.

Novos ônibus

O sistema municipal de transporte coletivo também recebeu 23 novos ônibus, entregues pela empresa CS Brasil para operação no sistema de transporte coletivo. Eles substituirão veículos mais antigos, garantindo a qualidade do transporte coletivo.

Ônibus novos beneficiam os passageiros com mais conforto e um melhor serviço para a população, já que eles têm menos problemas de manutenção e mais eficiência. Eles também possuem papel de sustentabilidade porque estes novos veículos têm uma emissão de poluentes muito menor. Esta é a primeira entrega realizada neste ano. Em abril, a empresa Princesa fará a entrega de 15 novos ônibus, também como renovação da frota.

“Com as entregas deste ano, serão 147 ônibus substituídos nesta gestão. Mogi das Cruzes tem uma das frotas mais novas do Brasil. Temos investido muito em parceria com as operadoras do sistema para dar mais conforto e segurança para os passageiros e mais sustentabilidade para o transporte coletivo”, disse o prefeito Caio Cunha, lembrando que a renovação chega a cerca de 71% da frota total do sistema, que é de 205 veículos.

O sistema municipal de transporte coletivo de Mogi da Cruzes conta com 205 ônibus, que operam 77 linhas e realizam 3.024 partidas em dias úteis. Com a entrega desta terça-feira, o sistema passa a ter idade média de 2 anos e 9 meses, uma das mais baixas do estado de São Paulo. Como comparação, a cidade de São Paulo tem idade média de cinco anos na frota do sistema de transporte coletivo.

Também participaram da entrega os vereadores Marcos Furlan e Edson Alexandre Pereira.