Operação Volta às Aulas atende cerca de 2 mil pessoas com orientações sobre segurança no trânsito

Secretaria de Mobilidade Urbana

Ação percorreu 15 escolas localizadas em corredores e regiões de grande circulação de veículos e pessoas

23 de fevereiro de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Operação Volta às Aulas levou orientações e conscientização sobre comportamento seguro no trânsito para cerca de 2 mil pessoas durante o mês de fevereiro. A ação foi realizada pelo Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e atendeu 15 escolas em corredores e regiões de grande circulação de veículos e pessoas.

O trabalho contou com a distribuição de material informativo sobre o comportamento seguro no trânsito para pais e responsáveis pelos alunos. Entre os temas abordados, estiveram o não estacionamento em fila dupla, as formas corretas para o embarque e desembarque de estudantes, a utilização da faixa de pedestres, não utilização do celular enquanto estiver dirigindo, entre outros.

Um  painel de mensagens variáveis (PMV) foi deslocado para as regiões das escolas, para chamar a atenção dos motoristas para a segurança viária. A equipe do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária também auxiliou os estudantes a atravessar as ruas, orientando para a utilização corre da faixa de pedestres. A presença ainda alertou os motoristas e preveniu comportamentos que trazem potencial risco à segurança e atrapalham a fluidez viária.

Durante a primeira semana de atividades, entre os dias 5 e 9 de fevereiro, o atendimento ocorreu no Cempre Benedito Ferreira Lopes, nos colégios Colégios Santa Mônica, Evolução Passo a Passo, Guarani,  Tomás Agostinho II, IENEC, Saber, Gutemberg, Adventista e MCE. Já nesta semana, foram beneficiadas a Emef Carlos Alberto Lopes, a Emef Coronel Almeida e os Colégios Brasilis, Tomás Agostinho I e Millenium Construtivo.

A Operação Volta às Aulas abre a programação 2024 do Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária voltada à comunidade escolar de Mogi das Cruzes, que inclui os alunos, equipes das escolas, pais e responsáveis. O planejamento conta com atividades da Escola Mirim de Trânsito, distribuição de materiais, o Concurso de Mobilidade e Educação, entre outras ações.

Estas ações fazem parte do trabalho voltado à segurança viária, que vem tendo bom resultado na cidade, com esforço conjunto de educação para o trânsito, sinalização, fiscalização e engenharia de tráfego. Em 2023, Mogi das Cruzes alcançou o menor número de mortes em acidentes de trânsito desde 2015, quando foram iniciados os levantamentos realizados pelo Sistema Infosiga, do Governo do Estado.

Mais informações sobre o trabalho realizado para educação para o trânsito e para a segurança viária em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.