Prefeitura de Mogi das Cruzes lança o 4º Concurso de Mobilidade e Educação

Secretaria de Mobilidade Urbana

Concurso terá o tema “Paz no trânsito começa por você” e está aberto à participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de Mogi das Cruzes

20 de fevereiro de 2024

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana publicou na sexta-feira (16/02) o  edital de lançamento do 4º Concurso de Mobilidade e Educação, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa terá o tema “Paz no trânsito começa por você” e está aberto à participação de alunos das redes municipal, estadual e particular de Mogi das Cruzes.

Os trabalhos serão desenvolvidos pelos alunos, que são divididos em categorias de acordo com a idade dos participantes e os anos que eles estão cursando. Podem participar estudantes de Educação Infantil, Educação Especial, Ensino Fundamental, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As escolas farão a seleção dos trabalhos desenvolvidos e encaminharão os três melhores de cada categoria para o Departamento de Educação para o Trânsito e Segurança Viária até o dia 19 de abril. O objetivo do concurso é que o tema da educação para o trânsito seja discutido pelos alunos e também seja levado às famílias, com reflexões sobre os comportamentos seguros na mobilidade e no trânsito de Mogi das Cruzes.

Os alunos da Educação Especial trabalharão uma colagem em papel formato A4 com o tema do concurso. Já os estudantes do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) deverão apresentar um desenho utilizando diferentes técnicas de colagem em papel formato A4. Para o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), o concurso propõe a execução de um podcast, de no máximo dois minutos, que deverá ter as extensões MP3 ou MP4. Por fim, os alunos do Ensino Médio, das séries correspondentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) farão vídeos, de no máximo dois minutos e com tamanho de até 200 MB, salvo em formato MP4.

Todos os trabalhos apresentados serão analisados pela Comissão Julgadora do concurso, formada por representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, da Secretaria Municipal de Educação e do Detran. Os três melhores classificados de cada categoria receberão prêmios, que serão entregues durante o Maio Amarelo.

Os três primeiros colocados nas categorias Educação Especial e Ensino Fundamental I receberão jogos de tabuleiros e os premiados nas categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio/EJA terão direito a bolsas de estudo de 100% no curso I.A. na Prática, em uma parceria com a Escola do Metaverso. Já os professores orientadores dos estudantes primeiros colocados das categorias terão direito a bolsas de estudo de 100% no curso Metaverso na Prática, também em parceria com o estabelecimento de ensino.

Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelo e-mail mobilidade.mogi@mogidascruzes.sp.gov.br.