Programação do Maio Amarelo terá workshop sobre segurança dos ciclistas, no sábado (14)

Secretaria de Mobilidade Urbana

10 de maio de 2022

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza, no próximo sábado (14/05), no Polo Digital, um workshop sobre a segurança dos ciclistas, com o tema "Harmonia, Ciclista e Trânsito". O evento será realizado das 9h às 12h e é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana com a Ecopistas, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Polícia Rodoviária. A ação integra a programação do movimento Maio Amarelo, que durante todo o mês terá atividades voltadas à educação para o trânsito, à conscientização da população e à segurança viária.

O workshop abordará segurança, primeiros socorros e conduta segura em rodovias. Para participar, é necessário fazer a inscrição pela internet. São 60 vagas.

Link para inscrição:

O evento complementa outras ações da Prefeitura de Mogi das Cruzes para melhoria da segurança dos ciclistas. Está em fase de finalização (deve ser entregue até o fim do mês) a ciclofaixa da avenida João XXIII, que liga a região do Socorro ao distrito de Cezar de Souza.

Foram implantados aproximadamente 550 tachões para separação física de veículos e bicicletas ao longo da ciclofaixa e 30 placas de trânsito, além de toda pintura de solo – são medidas necessárias para a segurança viária.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana rebaixou guias; construiu muro de arrimo, canteiro e lombadas.

A implantação desta ciclofaixa foi definida depois do diálogo com representantes dos ciclistas da cidade e vereadores. Ela dará continuidade às ciclofaixas implantadas nas avenidas Júlio Perotti e Engenheiro Miguel Gemma.

A ciclofaixa tem início nas proximidades da praça Paulo Vaz Romero, no Socorro, e percorre a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães pela pista sentido bairro-centro. Após o encontro com a avenida Santa Rita, segue pelas duas pistas da avenida João XXIII, até o cruzamento com a avenida Júlio Perotti, a partir da qual a circulação dos ciclistas será pela pista sentido centro-bairro.

Após a ponte sobre o rio Tietê, os ciclistas transitarão por uma ciclovia compartilhada na calçada da pista sentido bairro-centro. A medida foi definida devido às características da calçada e à largura da via naquele ponto, que é menor que nos outros trechos. A ciclofaixa termina no encontro da avenida João XXIII com as avenidas Dante Jordão Stoppa e Presidente Castello Branco.

Mogi das Cruzes conta com 32,38 quilômetros de vias cicláveis, o que inclui ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas existentes em diversas regiões da cidade, como os distritos de Jundiapeba, Braz Cubas e Cezar de Souza, Vila Industrial e a região central. O índice é o maior de toda a região do Alto Tietê. Existe ainda a previsão para a implantação de mais 30 quilômetros de ciclovias, dentro dos projetos de desenvolvimento do programa Viva Mogi.

Maio Amarelo
Nesta terça-feira (10/05), a Prefeitura realizou mais duas ações de educação para o trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo. No Largo do Rosário, as equipes de educação para o trânsito, em parceria com a Ecopistas e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), distribuíram material educativo (QRcode do Código de Trânsito Brasileiro – CTB) e aplicaram o simulador de embriaguez. A programação segue até o fim do mês (veja abaixo).

Próximas atividades do Maio Amarelo 2022

•    11 a 13 de maio, das 10h às 16h
Local:
Espaço de Educação para o Trânsito e Segurança Viária da Secretaria de Mobilidade Urbana
Atividade: Escola Mirim de Trânsito
Parceiros: Ecopistas e Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

•    13 de maio, das 9h às 12h

Atividade: Operação Direção Segura Integrada Municipal
Parceiros: Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Detran

•    13 de maio, às 13h
Local: Avenida Waldemar Costa Filho, Nova Mogilar
Atividade: Pilotagem Segura (com funcionários da EDP)