Conselho Municipal de Planejamento Participativo toma posse e inicia trabalhos

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

15 de dezembro de 2023

O Conselho Municipal de Planejamento Participativo (CMPP) foi empossado no dia 6 de dezembro e realizou sua primeira reunião no mesmo dia, no auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes. Durante a reunião, foi  apresentado o Ciclo Integrado de Planejamento e Orçamento, um sistema estruturante que oferece suporte ao orçamento e ao planejamento do Governo Municipal.

O sistema é mantido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) e envolve processos como Participação Social, Planejamento Estratégico de Longo Prazo, Planos Setoriais, Ciclo Orçamentário, Captação de Recursos e Monitoramento e Avaliação.

Durante a reunião, também foi deliberada uma votação interna para a eleição de um representante do CMPP que vai integrar "Conselho Mogi 500 anos". Seis membros se candidataram à vaga, sendo um representante do poder público e cinco da sociedade. A votação foi encerrada nesta sexta-feira, dia 15. O eleito à vaga foi o conselheiro Ricardo Pedroso, representante do Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa com Deficiência (CMAPD).

O Conselho Municipal de Planejamento Participativo é um colegiado consultivo de caráter propositivo e participativo em questões relacionadas à elaboração, execução, monitoramento e avaliação do ciclo integrado de planejamento e orçamento da Prefeitura do de Mogi das Cruzes. Foi criado pelo decreto nº 20.769, de 9 de março de 2022, com atualização do decreto nº 22.054, de 07 de agosto de 2023.

Em sua composição, está prevista a participação da sociedade por meio de conselhos municipais e do poder público por meio dos representantes das secretarias municipais e de representante da Câmara de Mogi das Cruzes.