Mogi das Cruzes conquista emenda parlamentar para implantação de mais um Parque Naturalizado

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

09 de novembro de 2023

A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG) participou na terça-feira (7/11), na Assembleia Legislativa, de uma oficina de orçamento lúdico promovida pelo gabinete da deputada estadual Marina Helou e garantiu uma emenda parlamentar no valor de R$ 150 mil para a cidade, que será utilizada na implementação do quarto Parque Naturalizado em Mogi das Cruzes. A partir de agora, o município vai acompanhar o andamento da emenda e fará estudos técnicos para definir o local que receberá o equipamento.

A oficina realizada pela deputada estadual disponibilizou R$ 500 mil em recursos públicos, cujo destino foi definido pela população. Os projetos foram inscritos e apresentados durante o evento, sendo que três deles foram escolhidos. A diretora de Planejamento Estratégico e Participação Social da SEPLAG, Jéssica Barcelos, representou Mogi das Cruzes no evento e fez a defesa do projeto do Parque Naturalizado, que foi um dos contemplados.

“A administração pública ir atrás e estar presente nestes espaços promovidos de inclusão da sociedade civil na decisão de uma questão pública, é essencial para fortalecermos a participação cidadã. Iniciativas como estas demonstram o quanto é possível sim fazer uma política mais participativa”, afirmou Jéssica.

O conceito do Parque Natú faz parte das ações da Administração Municipal voltadas à primeira infância e é desenvolvido a partir de elementos naturais, repleto de possibilidades de interação, exploração e criação. O objetivo é incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto. O primeiro parque foi entregue no Jardim Planalto, no dia 1º de julho. O segundo foi inaugurado em setembro, no Conjunto Jefferson da Silva, e o terceiro está sendo implantado no Novo Horizonte.

Conexão com a natureza

O secretário municipal de Urbanismo, Claudio de Faria Rodrigues, explica que a implantação dos parques em Mogi das Cruzes é marcada pela conexão com a natureza, desenvolvendo trilhas sensoriais, brinquedos e mobiliário feitos com elementos naturais, como madeira proveniente de podas executadas na cidade, por exemplo.

“Os parques naturalizados não trazem benefícios apenas para as crianças e seus cuidadores. Eles também ajudam na regeneração dos ecossistemas urbanos, equilibram o microclima, melhoram a qualidade do ar, produzem sombra, frutas, ervas e outros alimentos além de contribuir com a drenagem das chuvas”, comenta o secretário.

Todas essas ações são resultado da parceria entre o município e a Fundação Bernard Van Leer, instituição holandesa responsável pela Urban95, iniciativa internacional que, no Brasil, reúne 23 municípios com ações focadas na Primeira Infância. Mogi das Cruzes faz parte do projeto desde julho de 2021, o que tem favorecido conexões com outras cidades, formações em diversas áreas e apoio institucional para novas oportunidades e desenvolvimento.