Moradores de Jundiapeba constroem junto com a Prefeitura horta comunitária e revitalização de espaço de lazer

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

13 de novembro de 2023

A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (Seplag), um mutirão de pintura e plantio de mudas no Conjunto Habitacional Bezerra de Mello, em Jundiapeba, no domingo (12/11). A ação faz parte do trabalho de requalificação que vem sendo realizado no local, dentro do Programa Viva Seu Bairro, com o objetivo de melhorar as condições de vida no local a partir de uma abordagem participativa – na qual a comunidade é ouvida e aponta as demandas, que são atendidas pela Administração Municipal.

O secretário municipal de Planejamento e Gestão Estratégica, Lucas Porto, destaca a importância da iniciativa deste domingo, como parte do processo maior de requalificação que vem sendo realizado no local: “O evento de domingo foi mais uma ação que uniu a comunidade em torno de ações de melhoria do conjunto. A participação popular é um pilar dessa gestão e o trabalho realizado no Bezerra de Mello mostra que, quando as pessoas são ouvidas, as soluções surgem naturalmente e a própria comunidade se sente responsável pelo cuidado das áreas revitalizadas”, afirma.

Em setembro, durante as comemorações do aniversário de Mogi das Cruzes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes deu a autorização para o início das obras de requalificação no conjunto – sempre a partir de um trabalho de participação popular, com escuta dos moradores e ações voltadas para a primeira infância. Serão realizadas diversas benfeitorias no local, como manutenção estrutural, pintura e revitalização de áreas externas, troca da caixa d’água e troca dos telhados. Na prática, os predinhos terão as paredes lavadas, impermeabilizadas e pintadas, e o trabalho também beneficiará o entorno, incluindo as quadras e os espaços comuns.

Em abril, a região recebeu um Espaço de Brincar, como parte do Programa Viva Seu Bairro. O local recebeu centro de lazer com parque naturalizado, quadra poliesportiva e ATI, entre outros. O trabalho foi realizado desde setembro e incluiu todo um processo de participação popular e engajamento com a comunidade, envolvimento dos equipamentos públicos, revitalização urbana com a reforma da quadra, construção de um parque naturalizado, além de arborização e pintura em colaboração com a população por meio de dois mutirões. Além disso, também foi instalada uma academia para a terceira idade, tabelas de basquete, transformação para uma quadra poliesportiva, ações para melhoria de gestão de resíduos do território e realização de arte urbana com artistas locais.

O Projeto Viva seu Bairro - Jundiapeba concentra os diversos projetos da gestão municipal para a região, como a construção da Escola Viva, construção da Praça da Cidadania, obra do esgotamento sanitário de Nova Jundiapeba, entre outros. Tudo focado na melhoria da qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento local.