Palestra e encontro marcam abertura da Campanha Novembro Azul

Secretaria de Saúde

07 de novembro de 2022
facebook whatsapp
Acessibilidade

O secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior, participou da abertura da Campanha Novembro Azul, nesta manhã de segunda-feira (07/11), na Única de Jundiapeba. Na sequência, o público presente assistiu a palestras de especialistas, entre eles o médico Paulo Saraiva e a psicóloga Juliana Falchete. 

No calendário nacional de prevenção, Novembro Azul é o mês de referência para cuidados com a saúde da população masculina. O objetivo é acabar com preconceitos em relação à ida do homem ao médico para realizar exames preventivos de câncer de próstata. Os cuidados com outras doenças, como hipertensão, diabetes e ansiedade, também são incentivados.

Em Mogi das Cruzes, a Campanha Novembro Mais Azul já está em andamento. Durante todo o mês, os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) promovem rodas de conversa em salas de espera com informações e esclarecimento de dúvidas. 

Homens de 45 a 70 anos que não estejam em tratamento com urologista nem tenham realizado esse procedimento diagnóstico nos últimos 12 meses poderão realizar exames de PSA (exame de sangue). Os interessados devem procurar a unidade próxima de sua residência para obter as orientações e solicitar o exame.

O procedimento será agendado na própria unidade que terá vagas direcionadas para a coleta do exame PSA. Os resultados alterados serão monitorados e priorizados pela Secretaria Municipal de Saúde, que providenciará os agendamentos com o urologista.

Câncer de Próstata

O câncer de próstata é o tipo de câncer que ocorre na próstata, que é a glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Quanto mais avançado é o tumor, mais mutações ocorrem, conferindo maior agressividade. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

São fatores de risco para desenvolver câncer de próstata: idade avançada (65 anos ou mais em cerca de 65% dos casos); histórico da doença na família; ser da raça negra (maior incidência); hábitos alimentares inadequados, à base de gordura animal e pobre em frutas, verduras, legumes e grãos; sedentarismo e obesidade.

Sinais e sintomas:
1.    Micção frequente.
2.    Fluxo urinário fraco ou interrompido.
3.    Vontade de urinar frequentemente à noite.
4.    Sangue na urina ou no sêmen.
5.    Disfunção erétil.
6.    Dor no quadril, costas, coxas, ombros e outros ossos se a doença se disseminou.
7.    Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.