Vigilância Sanitária é um serviço essencial para prevenir e reduzir riscos à saúde

04 de agosto de 2022

No dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, um serviço integrante do Sistema Único de Saúde (SUS) que executa um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde. Em Mogi das Cruzes, a Divisão de Vigilância Sanitária faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

A Vigilância Sanitária atua no cotidiano das pessoas de diversas maneiras e em diferentes locais para garantia da qualidade dos alimentos, da água, produção e comércio de medicamentos, produtos de limpeza e higiene, cosméticos, serviços de saúde, escolas e salões de beleza, entre outros locais e produtos. As atividades exercidas vão desde as atividades educativas até a fiscalização dos estabelecimentos em ações de rotina ou atendimento às denúncias.

Somente no primeiro quadrimestre deste ano, a equipe realizou 1.241 procedimentos variados como recebimento e atendimento de denúncias (349), inspeções (291) e licenciamentos (61), além de coletas de materiais para amostras, análises de projetos, documentos e capacitações.

“A equipe da Vigilância Sanitária tem papel fundamental na proteção dos cidadãos. É um órgão defensor e fiscalizador das leis que norteiam a manutenção e a promoção da saúde, além de orientar sobre as boas práticas que devem ser adotadas pelos empreendedores nas mais diversas áreas”, explica o secretário municipal de Saúde, Zeno Morrone Junior.

As ações da Vigilância Sanitária sempre estiveram presentes no dia a dia em diferentes segmentos, mas a pandemia da Covid-19 reiterou a importância da prevenção e da atuação epidemiológica e sanitária, que exercem papel fundamental para evitar a proliferação do vírus e garantir proteção às pessoas.

Caso o cidadão encontre alguma irregularidade, deve fazer a denúncia pelo telefone 156 da Ouvidoria Municipal.