Integrantes da Operação Verão participam de treinamento sobre áreas de inundação e de deslizamento

Secretaria de Segurança

Capacitação foi ministrada por técnicos de Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e teve a participação de representantes de secretarias municipais

15 de março de 2024

A Defesa Civil de Mogi das Cruzes realizou nesta sexta-feira (15/03) um treinamento sobre áreas de risco de inundação e de deslizamento de solo, ministrado por técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A capacitação teve a participação de representantes das secretarias municipais participantes da Operação Verão.

Durante todo o dia, os representantes do IPT explicaram os fundamentos teóricos e técnicos para a identificação das áreas de risco de inundação e de deslizamento de solo, além de procedimentos que devem ser adotados para o atendimento seguro e eficiente a possíveis ocorrências.

O treinamento faz parte do trabalho realizado pelo instituto no município. Desde o ano passado, o IPT está fazendo a revisão das áreas de risco de Mogi das Cruzes, para o Plano Municipal de Redução de Risco. A ação está prevista para ser concluída neste primeiro semestre e, com ela, será possível ter o diagnóstico do número de áreas de riscos, assim como o atual número de pessoas que residem nestas áreas.

A Operação Verão reúne toda a estrutura da Prefeitura de Mogi das Cruzes e órgãos de atendimento a urgências e emergências. Nos meses de realização da operação, a Defesa Civil de Mogi das Cruzes mantém ainda contato contínuo com a Defesa Civil do Estado, para o acompanhamento das condições climáticas e para o planejamento de ações a serem desenvolvidas.

A Defesa Civil também realiza o acompanhamento contínuo do município, principalmente das áreas localizadas próximo a encostas e rios e córregos. O trabalho é realizado presencialmente e com a utilização das câmeras de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI).

O telefone de atendimento da Defesa Civil é o 199, que funciona 24 horas por dia. A população também pode entrar em contato com o COI, pelo telefone 153.