Patrulha Maria da Penha prende homem acusado de violência doméstica e apreende faca

Secretaria de Segurança

Patrulha Maria da Penha faz parte da estrutura da Prefeitura para proteção e atendimento às mulheres vítimas de violência em Mogi das Cruzes

05 de março de 2024

A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes prendeu, nesta segunda-feira (04/03), um homem acusado de violência contra a mulher, no bairro Oropó. O grupamento faz parte da estrutura da Prefeitura para proteção e atendimento às mulheres em Mogi das Cruzes.

O Centro de Operações Integradas (COI), da Guarda Municipal, foi acionada para atender uma denúncia de violência doméstica. A Patrulha Maria da Penha fez a abordagem acompanhada de outras equipes da corporação e, com o suspeito, foi encontrada uma faca. A arma foi apreendida.

Os envolvidos foram encaminhados a uma unidade de saúde, onde foram constatados vários edemas no corpo da vítima. A ocorrência foi registrada na Central de Flagrantes da Polícia Civil e o suspeito ficou preso e à disposição da Justiça.

A Patrulha Maria da Penha completa seis anos em 2024. Ela realiza o trabalho de acompanhamento e proteção a vítimas de violência doméstica por meio de rondas nas regiões de residência e trabalho das mulheres acompanhadas, bem como com contatos telefônicos com elas. Também é feito o atendimento a denúncias recebidas durante o patrulhamento ou pelo COI.

Neste ano, o grupamento já realizou a prisão de dez homens acusados de violência doméstica. Deste total, seis prisões foram por descumprimento de medidas protetivas, três por violência doméstica e uma por desinteligência. A Patrulha Maria da Penha acompanha 292 mulheres e, nos dois primeiros meses de 2024, já realizou 1.017 rondas.

No ano passado, a Patrulha Maria da Penha prendeu 44 homens por ocorrências envolvendo violência doméstica, número é 10% maior que o registrado em 2022. Foram registradas 26 prisões por flagrantes de violência doméstica, um índice de efetividade 62,5% maior que em 2022. Já os casos de detenção por desrespeito de medida protetiva foram 18, uma diminuição de 25% com relação ao ano anterior.

A Guarda Municipal de Mogi das Cruzes atende a emergências pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia. Nos casos de violência contra a mulher, os atendimentos são direcionados para a Patrulha Maria da Penha conforme a necessidade.