Inscrições para o Open Data Day 2024, o Dia dos Dados Abertos da Prefeitura de Mogi das Cruzes, vão até segunda

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

01 de março de 2024

As inscrições para o evento anual da Prefeitura de Mogi das Cruzes Open Data Day - o Dia de Dados Abertos terminam na próxima segunda-feira (4). O evento é gratuito e será realizado no dia seguinte, 5 de março, no Centro Universitário Braz Cubas, a partir das 14 horas, para toda a sociedade civil, estudantes e servidores públicos.

A Secretaria Municipal de Transparência e Dados Abertos é responsável por esta terceira edição do Open Data Day, que em 2024 tem o tema “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município”. Haverá uma série de atividades que abordarão assuntos como o uso de dados na Educação e Segurança Pública, por exemplo.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio do preenchimento do formulário online, disponível no link abaixo.

Inscreva-se

O evento também conta com o apoio da Open Knowledge Brasil (OKBR), organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que incentiva a pauta no Brasil. O ODD é coordenado pela Open Knowledge Foundation (OKF) e, no Brasil, incentivada mais de perto pela Open Knowledge Brasil (OKBR).

"O Dia Internacional de Dados Abertos é um evento anual que promove a conscientização e o uso de dados abertos. O livre acesso aos dados públicos, além de ser uma obrigação legal, é uma grande ferramenta para a construção de políticas públicas, beneficiando, assim, toda população", explica o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres.

A iniciativa faz parte de um movimento mundial, em que todos se propõem a debater e promover o uso de dados abertos. O objetivo é transmitir informações e conhecimento sobre dados, ferramentas de análise e Lei de Acesso à Informação.

A ação contará com palestras ministradas por servidores públicos e convidados, como “Aplicação de dados abertos na Educação para a construção de um Futuro Sustentável”, “Transformando a segurança pública por meio dos dados” e “A importância da unificação de bases de dados - Case: Alertas da Primeira Infância”.

Também haverá oficinas práticas: “Como construir e interpretar telas para indicadores” e “Construindo Dados Abertos em Python”, por exemplo.

Open Data Day 2024 - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Município
Quando: 5 de março
Formato: presencial
Local: Centro Universitário Braz Cubas
Endereço: Av. Prefeito Carlos Ferreira Lopes, 1233 - Vila Mogilar
Público-alvo: estudantes, servidores públicos e sociedade civil
Inscrição gratuita: exclusivamente pelo formulário até 4 de março
Importante: as oficinas e palestras presenciais terão público limitado, conforme ordem de inscrição.
Programação (sujeita a alterações): Clique aqui e confira.