Prefeitura de Mogi das Cruzes lança estratégia de dados para o município com apoio da Fundação Bloomberg

Secretaria de Transparência e Dados Abertos

28 de fevereiro de 2024

A Prefeitura de Mogi das Cruzes lançou nesta quarta-feira (28), a nova estratégia de dados para o município. O prefeito Caio Cunha assinou o decreto que regulamenta a unificação da base de dados da prefeitura, sendo parte fundamental para o desdobramento dessas ações estratégicas. O processo teve o apoio da Fundação Bloomberg, com assistência técnica da City Data Alliance.

Com a criação do mecanismo legal, será possível usar tecnologias avançadas e análises de dados para proporcionar serviços mais rápidos e precisos para a população ao implementar a unificação do cadastro municipal. Isso permite mais eficiência na tomada de decisões dos serviços públicos, com respostas mais rápidas e informações mais acessíveis. O decreto estabelece também normas de proteção e sigilo dos dados, em conformidade com a legislação vigente.

A estratégia inclui ações relacionadas a governança, padronização, coleta, consolidação e compartilhamento de dados, além de questões práticas para garantir a privacidade e segurança destas informações.

Ao longo da jornada de capacitação e desenvolvimento da estratégia de dados, algumas ações foram criadas, como um painel de monitoramento de obras para o prefeito, uma plataforma de alertas para a 1ª infância e um painel de dívida ativa, visando aprimorar a gestão e diminuindo o tempo de resposta da administração pública. A integração e aplicação de dados em todos os departamentos da cidade visam elevar a qualidade dos serviços públicos e melhorar a vida dos cidadãos.

“O reflexo será percebido pela população na melhoria da eficiência do serviço público. Este avanço estabelece Mogi das Cruzes como referência em governança baseada em dados, transparência e governo aberto, refletindo nosso compromisso com a melhoria dos serviços públicos por meio de tecnologias avançadas e análises de dados. A implementação desta estratégia de dados é um marco para a cidade no aprimoramento da gestão urbana", destacou o prefeito Caio Cunha.

Esse processo de unificação vem sendo desenvolvido há um ano pela secretaria de Transparência e Dados Abertos, juntamente com as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. “O próximo passo é materializar estas ações para a população, com uma base unificada que facilite o acesso a diversos serviços, como a matrícula na rede municipal de Educação e os agendamentos na área da Saúde, por exemplo”, explicou o secretário de Transparência e Dados Abertos, Marcos Torres. “Com as ações implementadas, hoje já é possível identificar crianças que vão à escola, mas que estão faltando a consultas em uma UBS, ou aquelas que são atendidas pela Assistência Social, mas que ainda não estão estudando. Com estas informações é possível direcionar políticas públicas voltadas à 1ª Infância, como o atendimento educacional”, finalizou.

Também participaram do ato de assinatura do decreto os representantes da Fundação Bloomberg, Marcelo Cabral e Natália Coelho, assim como o chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Gabriel Bastianelli, e os secretários municipais Lucas Porto (Planejamento e Gestão Estratégica), Marilu Beranger (Educação), Ricardo Abílio (Finanças), Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal), Gustavo Nogueira (Esportes e Lazer), Felipe Magalhães (Assuntos Jurídicos), João Marcos Souza (Mobilidade Urbana) e Jony Rodrigues (Gestão Pública), assim como os adjuntos Adriana Ferreira dos Santos (Assistência Social) e Alexandre Galeote (Habitação Social) e o Procurador Geral do Município, Fábio Nakano.

Apoio da Fundação Bloomberg

Como parte do programa Bloomberg Philanthropies City Data Alliance, Mogi das Cruzes recebeu assistência técnica personalizada, incluindo sessões estruturadas e assessoria individualizada para aprimorar a gestão de resultados. Os servidores municipais receberam mentoria e capacitações por meio do programa Acelerador de Dados, que tem como objetivo proporcionar às cidades participantes um plano e processo abrangentes para questionar, investir em práticas comprovadas, inovar abordagens, avaliar progresso e estabelecer novas políticas e padrões, assegurando um foco contínuo em dados.

A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização concentra-se em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.