Aluna do Parque Olímpico é campeã de xadrez na 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas

Secretaria de Educação

As partidas foram disputadas na terça-feira (30/04) no Auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar. A primeira colocada venceu os sete jogos que disputou.

02 de maio de 2024

A aluna Sophia da Silva Santos, da EM Dr. Luiz Beraldo de Miranda, no Parque Olímpico, foi a campeã da competição de xadrez da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas, realizada pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes. As partidas foram disputadas na terça-feira (30/04) no Auditório do Cemforpe, na Vila Nova Mogilar.

A primeira colocada venceu os sete jogos que disputou. O segundo lugar ficou com Manoela Reicher, matriculada na EM Profº Adolfo Martini, na Vila Industrial e o terceiro com Lorenzo Rodrigues Fonseca, estudante do CEMPRE Vereador Ivan Nunes Siqueira. O evento, organizado pelo Departamento Pedagógico, reuniu 64 alunos de 14 escolas municipais.

Meninos e meninas jogaram juntos pelo sistema suíço, um formato tradicional usado em campeonatos de xadrez que define os adversários a cada rodada de acordo com a pontuação. Ou seja, quem ganhava mais, enfrentava quem também estava com mais pontos. “Quando olhamos no final, todos estão com pelo menos uma vitória e jogam todas as rodadas", explicou Ana Carolina Faber Boog, técnica do Departamento Pedagógico.

A vice-diretora EM Profª Doracy Baptista de Campos Pereira, na Vila Brasileira, Lúcia de Souza, valorizou a importância do evento para o descobrimento de novas habilidades nas crianças. "Eu acho o xadrez maravilhoso. Espero que as crianças se apaixonem por mais um esporte, e que, quando adultos, continuem participando de torneios, seja qual for a modalidade”, disse.

Na EM Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal, o xadrez é uma das oficinas do programa Escola de Tempo Integral.  "Eu comecei a jogar com os meninos nessa escola, porque eu não jogava. Eles têm a oficina e gostam, pedem para jogar xadrez e jogamos junto com eles. A vida é uma estratégia, então eles têm que saber perder e ganhar", enfatizou Thiago.

O campeonato contou com seis árbitros profissionais da Associação de Xadrez Suzano (AXS). “Estou no xadrez há mais de 20 anos. Ensinar as crianças é fantástico. Nós, como educadores, temos que levar para as crianças essa paixão e essa beleza que é o xadrez, que é muito mais que peças e tabuleiros. É um universo lúdico", disse Cícero Tavares, presidente da AXS.

A programação da 2ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas de Mogi das Cruzes segue até outubro. Serão disputadas ainda as modalidades de queimada, judô, basquete 3x3, futsal, esportes de precisão PCD e esportes de demonstração. Ao todo, o evento reunirá cerca de 4,2 mil alunos de 37 escolas municipais. A competição conta com a parceria da Secretaria de Esporte e Lazer e dos departamentos da Secretaria de Educação, além do apoio da Secretaria de Saúde.