Equipes de fiscalização acompanham o cumprimento das medidas de restrição

Secretaria de Segurança

08 de março de 2021
Além da fiscalização do funcionamento de estabelecimentos, equipes também monitoraram locais com risco de pancadões, como em Cezar de Souza (Divulgação)

A Secretaria Municipal de Segurança notificou 26 estabelecimentos e paralisou as atividades de oito locais por desrespeito às restrições para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 entre a noite de sexta-feira (05/03) e este domingo (07/03). A ação contou com o trabalho das equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas e da Guarda Municipal, com apoio da Polícia Militar.

Neste período, a Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) recebeu 506 chamados pelo telefone 153. Durante os atendimentos, também foram registradas 82 orientações e uma autuação por desrespeito à Lei do Silêncio, que ocorreu no distrito de Taiaçupeba.

As equipes também paralisaram uma festa no distrito de Jundiapeba e receberam outras duas denúncias de festas em sítios, mas que não se confirmaram.
Por outro lado, o trabalho realizado pelo Departamento de Fiscalização de Posturas verificou que a grande maioria dos estabelecimentos comerciais obedeceu às regras de restrição previstas na Fase Vermelha do Plano São Paulo. Desde a última quarta-feira (03/03), Mogi das Cruzes já está adotando o regramento mais restritivo.

Durante todo o final de semana, as equipes de segurança também monitoraram locais com risco de ocorrência de aglomerações e dos chamados pancadões. Foram acompanhados regiões como o Parque Monte Líbano, o Parque Olímpico, o Mogilar, os distritos de Jundiapeba e de Cezar de Souza.

As medidas de restrição buscam diminuir a circulação de pessoas e as aglomerações, freando a disseminação do coronavírus entre a população. O Brasil vive uma fase crítica na pandemia, com aumento no número de casos confirmados, internações e mortes. Ao mesmo tempo, a ocupação de leitos de enfermaria e de unidades de terapia intensiva está muito grande e chegam próximo a 100%, como no caso de Mogi das Cruzes.

Durante esta fase de maior restrição, apenas os serviços essenciais podem funcionar, como estabelecimentos de saúde, mercados, farmácias, postos de combustível, padarias e serviços de alimentação em drive-thru ou retirada. Bares, serviços de alimentação com consumo local, adegas e tabacarias estão entre os estabelecimentos que não podem funcionar.

A população também pode colaborar com este trabalho por meio de denúncias, que podem ser feitas pelo telefone 153, da Ciemp.