Programa Nova Mogi chega a 100 vias beneficiadas em 38 bairros, com 97 km de recuperação asfáltica

Secretaria de Infraestrutura Urbana

19 de abril de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

O Programa Nova Mogi de Recuperação Asfáltica atingiu o número de 100 beneficiadas em todo o município, distribuídas em 38 bairros, com um total de 97 quilômetros. Em abril, estão sendo realizadas obras na avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, no trecho inicial da Rodovia Mogi Bertioga, com serviços de fresa (a raspagem da camada antiga de asfalto) e aplicação da nova massa asfáltica. A obra acontece com interdições parciais, para não interromper o tráfego. Outras duas vias da cidade que recebem manutenção de guias e sarjetas são a rua Osvaldo Canalli, no Jardim Esperança, e a rua Vicente Antônio Grisaro, no Jardim Santa Teresa.

O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, responsável pelos trabalhos, lembra que em todos os trechos em manutenção do Programa Nova Mogi é preciso atenção dos condutores. Para a execução segura e mais rápida dos serviços de pavimentação, é preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas. 

“Interdições pontuais e temporárias podem ocorrer nas vias atendidas para manobras de máquinas pesadas. Mas normalmente estas interdições duram menos de uma hora. Elas são necessárias por questões de segurança”, esclarece o secretário de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira, lembrando que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas.

Da mesma forma, os ônibus que cumprem itinerário nas regiões atendidas também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.