Aula Magna da quarta edição do Empodera Juventudes de Mogi das Cruzes será nesta sexta-feira (05/04)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação

04 de abril de 2024

Nesta sexta-feira (05/04), às 14 horas, os alunos da quarta edição do Empodera Juventudes, iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, participarão de uma Aula Magna na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Os jovens de 14 bairros da cidade irão conhecer mais sobre o curso, receber os materiais e fazer um tour pela universidade.

Lançado em agosto de 2022, com apenas três edições, o Empodera já capacitou 516 jovens e destes, cerca de 123 foram empregados por empresas parceiras do programa. “Estamos começando a quarta edição do programa que tem transformado a vida de jovens da nossa cidade. É um curso que trata de oportunidade. A aproximação que temos feito com as empresas, que têm ido até os bairros e aberto suas portas para os alunos, está sendo um diferencial fundamental para trazer para quem está fazendo o curso um novo olhar para o futuro”, disse o prefeito Caio Cunha.

Para esta edição, serão atendidos 375 jovens de Taiaçupeba, Novo Horizonte, Jundiapeba, Taboão, Parque das Varinhas, Rodeio, Vila Brasileira, Vila Natal, Braz Cubas, César de Souza, Vila Industrial, Centro, Botujuru e Jardim Layr. As aulas acontecem em espaços de cada bairro. O programa é destinado a jovens moradores de Mogi das Cruzes com idade entre 15 e 24 anos, estudantes ou egressos de escolas públicas.

A aula busca integrar as turmas desta edição e terá início com a entrega dos kits de material, que marca o início da jornada educativa dos jovens. Também será feita a apresentação dos educadores, que ministram o curso. Os eixos trabalhados são Formação Cidadã, Competências Socioemocionais, Agenda 2030, Mundo do Trabalho e Projeto de Vida.

Em um painel especial, cinco jovens das edições anteriores irão falar sobre suas trajetórias e compartilhar suas experiências no programa. O tour pela UMC passará por diferentes áreas de conhecimento com o objetivo de incentivar os participantes a construir um projeto de carreira profissional. Eles irão passar pelo Tribunal do Júri e por salas e laboratórios de Odontologia e Anatomia e Veterinária, entre outros espaços.

“O curso tem sido um espaço de oportunidade para ampliar a perspectiva dos jovens, dando acesso a ambientes que nem sempre eles conseguem conhecer sozinhos, como a universidade ou empresas, além do contato com empresários e outras entidades", disse o gestor do curso Empodera Juventudes e coordenador do CRESCER, Itânio Mariano.