Escola Ambiental de Mogi das Cruzes celebra as florestas e Dia da Água com circuito ambiental

Secretaria de Educação

O circuito ambiental surgiu com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância das florestas na manutenção do equilíbrio ambiental para a regulação do ciclo hidrológico e a disponibilidade de água no planeta

22 de março de 2024
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Escola Ambiental da Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes realizou, nesta quinta-feira (21/03) em sua sede em Jundiapeba, o Circuito Ambiental “Florestas - Caminho das águas”. A ação envolve duas datas importantes, o Dia Internacional das Florestas, comemorado no dia 21 e o Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22/03), datas instituídas pela Organização das Nações Unidas. As atividades reuniram alunos da EM João Antonio Batalha, da Chácara Santo Ângelo.

O circuito ambiental surgiu com o objetivo de sensibilizar os estudantes sobre a importância das florestas na manutenção do equilíbrio ambiental para a regulação do ciclo hidrológico e a disponibilidade de água no planeta. A Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos do mundo, e que faz parte de Mogi das Cruzes, também foi destaque da programação realizada com os estudantes dos 1º, 3º, 4º e 5º anos. O circuito foi realizado no viveiro de mudas nativas e na área do observatório natural da Escola Ambiental. 

O trajeto foi dividido em quatro estações: sensibilização sobre o uso da água (rotina diária, produção de alimentos, funcionamento dos ecossistemas e a importância para a saúde e sobrevivência) e a importância dos rios; reflexão sobre as florestas, identificação das principais características da Mata Atlântica na região de Mogi das Cruzes e o curso de água do rio Tietê; o sabor da biodiversidade com informações sobre a fruta nativa cambuci e a socialização dos saberes. 

Ao final do circuito, os estudantes compartilharam o que aprenderam e expressaram sua surpresa ao conhecerem mais sobre o cambuci. Todos firmaram o compromisso de proteger e preservar as florestas, como também, utilizarem a água com responsabilidade e parcimônia. Angélica Lucas, técnica pedagógica que atua na Escola Ambiental, reforçou que “o caminho das águas através das florestas contribui na proteção dos mananciais, limita o excesso da vazão das chuvas e colabora com a qualidade das águas. Então a floresta precisa da água e a água precisa da floresta”.