Turmas do tempo integral retomam as atividades de contraturno na rede municipal de Mogi das Cruzes

Secretaria de Educação

20 de fevereiro de 2024

Trinta escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes, que fazem parte do programa Escola de Tempo Integral, retomaram nesta segunda-feira (19/02) as oficinas no contraturno das aulas regulares. Pela iniciativa promovida pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação, os alunos participam de oficinas intelectuais, esportivas e culturais.

A secretária de Educação, Marilu Beranger e adjunta da Pasta, Mariane Prestes, acompanharam o primeiro dia de atividades nos Cempres Oswaldo Regino Ornellas e Prof. Sérgio Moretti, ambos no Distrito de Jundiapeba. “O período integral oferece muitas oportunidades para os nossos alunos e tudo é acompanhado pelo nosso Departamento Pedagógico. Eles ficam o dia todo na escola aprendendo modalidades esportivas, práticas culturais, além das atividades intelectuais”, disse Marilu.

“Este retorno é uma movimentação natural na nossa escola. A maioria dos monitores e funcionários já estão inseridos nessa rotina”, contou a diretora do Cempre Oswaldo, Edna Azevedo de Oliveira. A escola comemorou neste ano a conquista da aluna do período integral Melissa Isabelle Siqueira Motta, que estudou na escola até o ano passado. Destaque nos eventos do Cempre, ela venceu um festival em São Paulo e conseguiu o contrato com uma gravadora.

Uma dinâmica com música marcou o início do período integral para os alunos do Cempre Prof. Sérgio Moretti. Há três anos na escola, Jéssica Melo, coordenadora das oficinas culturais, destacou o entusiasmo das crianças. “Fizemos uma dinâmica inicial com todas as turmas para dar as boas vindas e apresentar os professores. Dá para ver o sorriso no rosto deles com as oficinas. Todos estavam ansiosos”, disse.

Os professores e coordenadores do programa começaram as atividades nas escolas na semana passada. Todos participaram da formação da OPA sobre organização dos tempos e espaços na escola. No sábado (17/02), no Auditório do Cemforpe, o Departamento Pedagógico promoveu a primeira formação para o grupo para o acolhimento e orientações sobre planejamento, projetos e planos de trabalho. A formação será mensal.