Programa Viva Mogi avança com obras do Corredor Nordeste na Avenida Francisco Rodrigues Filho

Secretaria de Infraestrutura Urbana

12 de abril de 2024

A partir desta semana, os motoristas que circulam pela região do encontro das avenidas Francisco Rodrigues Filho e Pedro Romero deverão ter atenção devido a obras no sistema viário, com a interdição de uma faixa de circulação nas duas vias. A medida será adotada por cerca de 90 dias por conta dos avanços das obras do Corredor Nordeste.

Esta obra faz parte do Programa Viva Mogi, que inclui obras de grande porte no município nas áreas de mobilidade, saneamento, macrodrenagem e socioambientais, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF).

A interdição é feita na pista sentido Rodeio - Cezar de Souza da avenida Pedro Romero e da pista sentido centro da avenida Francisco Rodrigues Filho. A interrupção na circulação será feita na faixa da direita, no trecho próximo ao encontro das vias.

A sinalização da interdição será realizada pela empresa responsável pelas obras. Durante o período em que haverá interferências na via, o início da faixa reversível da avenida Pedro Romero será deslocado para após o trecho dos serviços. A estrutura funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e auxilia na circulação dos motoristas que deixam o distrito de Cezar de Souza no horário de pico da manhã.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana orienta os motoristas a terem cautela ao transitar pela região das interdições e ampliarem a atenção sobre a sinalização de trânsito e das obras.

Mais informações sobre o trânsito em Mogi das Cruzes podem ser obtidas pelo telefone 0800 77 30 194.

Corredor Nordeste

As obras do Corredor Nordeste já chegaram a 15% do avanço físico.  Com um investimento de R$ 98,1 milhões, esta é a primeira obra do eixo mobilidade do projeto Viva Mogi e vai promover uma verdadeira transformação no trânsito da região de Cezar, amenizando gargalos e abrindo novas alternativas, beneficiando diretamente milhares de mogianos.

Na prática, o Corredor Nordeste prevê a execução de mais um trecho do rodoanel viário da cidade (Via Perimetral), que não está completo. A intervenção fará a conexão entre a região da avenida Vereador Dante Jordão Stoppa e a avenida Francisco Rodrigues Filho. Assim, será uma alternativa à já saturada Ricieiri José Marcatto e também abrirá uma nova possibilidade de deslocamento para a região leste da cidade.

O Corredor Nordeste também prevê a construção de um viaduto sobre a linha férrea no distrito de Cezar de Souza, melhorando a fluidez no tráfego de entrada e saída do distrito.  A obra vai contar ainda com 1.850 metros de ciclovia.

Os serviços seguem avançando - foram concretadas 29 vigas longarinas do viaduto, de um total de 44 unidades. Também foram feitas 54 das 192 estacas raiz e todas as 2.992 unidades de pré-lajes foram concluídas.

Juntamente com a concretagem das demais vigas, serão executadas as fundações, pilares e as vigas de apoio. As vigas serão lançadas após a protensão (posicionamento de cabos de aço dentro da estrutura).

O serviço de drenagem para captar as águas pluviais da Avenida Francisco Rodrigues Filho foi iniciado, assim como a execução de abertura de caixas para a estrutura da implantação da base do alargamento da via, no novo dispositivo viário, onde também estão executando o aterro para implantação do passeio e ciclovia.