Programa Participa Mogi é destaque em programa internacional de inovação local

Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica

10 de novembro de 2023

Mogi das Cruzes foi destaque nos quesitos inovação e criatividade durante a participação no  Programa de Innovadores Locales, uma iniciativa do Instituto Ayni – uma instituição civil sem fins lucrativos – e outros parceiros que construíram a Red Innovacion Local. O programa é uma experiência de seis meses em que governos locais e empreendedores sociais trabalham juntos para desenhar soluções inovadoras para os desafios da cidade. Mogi das Cruzes foi representada com o Programa Participa Mogi, uma ação da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Estratégica (SEPLAG).

O Programa de Innovadores Locales teve várias fases de desenvolvimento, nas quais os técnicos da SEPLAG fizeram atividades para alinhar pontos como exploração do problema, definição da rede de atuação, apresentação de soluções, pensamento de hipóteses, proposição de soluções e um espaço para contarem o trabalho realizado com o Participa Mogi. Além de Mogi das Cruzes, tiveram destaque no programa os municípios de Puchuncavi (Chile), Córdoba (Argentina), Atizapan (México), Obomeng (Gana), Kano (Nigéria), Libreville (Gabão) e Livingstone (Zâmbia).

A secretária municipal adjunta de Planejamento e Gestão Estratégica, Larissa de Marco, explica que o reconhecimento de Mogi das Cruzes demonstra a importância do programa no desenvolvimento da cidade. “O Participa Mogi é uma plataforma que se consolidou e vem mostrando que a sociedade tem grande interesse em se manifestar e ajudar na definição dos destinos do município”, observa.

Lançado em agosto de 2021, o Programa Participa Mogi é uma plataforma permanente de participação social criada pela atual gestão municipal que realiza uma série de ações encarregadas de promover a participação social na construção coletiva da cidade. Em pouco mais de dois anos de existência, o Participa Mogi promoveu oficinas temáticas e regionais, indo aos bairros de Mogi das Cruzes, recebeu cadastros pela internet e registrou opiniões dos mogianos sobre os mais diversos assuntos (clique aqui para acessar a página do programa).