Executivos da CAF avaliam projetos e vistoriam obras do Programa Viva Mogi

Secretaria de Urbanismo

23 de maio de 2023
facebook whatsapp
Acessibilidade

Uma equipe de executivos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) chegou à Prefeitura de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (23) para a análise de um conjunto de obras do Programa Viva Mogi, na região leste da cidade. São empreendimentos de grande porte nas áreas de mobilidade urbana, socioambiental, de saneamento e macrodrenagem, financiados pela CAF.

Pela manhã, os técnicos da instituição financeira e da administração municipal participaram de reuniões de trabalho para avaliar o andamento e evolução dos projetos, obras e licitações previstas para o Programa. 

A vice-prefeita Priscila Yamagami iniciou os trabalhos, destacando a importância dos investimentos. “São obras impactantes para nossa cidade que buscam, acima de tudo, melhorar a qualidade de vida dos mogianos, com mais mobilidade, saneamento e preservação do meio ambiente, já que o rio Tietê entra em nosso município justamente pela região leste”, lembrou Priscila. 

O executivo da CAF responsável pelo projeto, Diego Vettori, explicou os objetivos da missão. “Vamos acompanhar e avaliar o que pode ser feito para o melhor andamento das obras. São projetos de grande vulto, sempre com desafios a serem superados”, comentou Vettori. 
 
À tarde, a comitiva vistoriou as principais obras do programa em andamento, executadas pela Secretaria de Infraestrutura Urbana: o Parque Airton Nogueira, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Leste e o Corredor Nordeste. São cerca de R$ 350 milhões aplicados em intervenções estruturantes nas áreas de mobilidade, meio ambiente e saneamento básico. As obras seguem avançando – veja detalhes aqui.

Além de Diego Vettori, a comitiva da CAF também é formada pela especialista ambiental Cecilia Guerra e pelos especialistas técnicos Carlos Orellana e Yerko Eterovic. 

Também participaram do encontro os secretários municipais Claudio Rodrigues de Faria (Urbanismo), Alessandro Silveira (Infraestrutura Urbana), Felipe Almeida (Agricultura), Ionara Fernandes (Meio Ambiente e Proteção Animal), Joaquim Lopes (adjunto de Infraestrutura Urbana e responsável pela Coordenadoria de Projetos Especiais) e Francisco Cochi Camargo (diretor-geral do Semae).

Outros projetos

Ainda nesta semana a comitiva da CAF fará reuniões com a equipe do Semae (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) para avaliar um programa de cooperação técnica para setorização e distribuição de água. 

Além disso, os projetos conjuntos entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Banco de Desenvolvimento da América Latina também incluem o termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de estudos do Projeto Mogi 500 Anos, que estabelecerá um plano de metas de longo prazo para a cidade, e o segundo pacote de obras no setor dee Mobilidade, Desenvolvimento Rural e Turístico, Ações Socioambientais e de Saneamento Básico.